Você tem acompanhado o quanto aumentou o número de roubos a bancos e caixas eletrônicos? Seja em grandes cidades ou povoados distantes e pequenos, mas se há dinheiro, é o necessário para chamar atenção, e quanto menos segurança, melhor.

Santo Ignácio de Loyola diz que o demônio age como ladrões de banco. O que significa? Que eles agem em bando. Tem um para vigiar pelo lado de fora, outro por dentro, outro de dia, outro de noite, fechando toda a movimentação do banco para saber qual o melhor momento para atacar. Ficam sabendo quando o dinheiro chega, quando sai, quando os guardas trocam o turno, quando tem menos policiais nas imediações, quando tem menos público. E escolhem o ponto mais fraco para atacar e roubar.

Assim age o demônio na vida do ser humano também. Ele nunca age sozinho, mas em bando, pois possui legiões, sempre de olho na vida de cada um, procurando o seu ponto mais fraco, pode ser pelo orgulho, inveja, preguiça, a ira, o apego ao dinheiro, o sexo, o álcool ou as drogas ilícitas e assim por diante, mas o fato é que ele procura uma brecha na armadura, e quando a encontra, entra e rouba, não o dinheiro e outras coisas, mas rouba o seu amor a Deus. A sua alma, o seu coração. E sem amor a Deus, o homem fica sem rumo, sem referência, desnorteado. Perde então a paciência, o amor, perde os relacionamentos e a família vai para o saco do ladrão também, que sai contando vantagem e desperdiçando tudo aquilo que com sacrifício você construiu, zombando das almas que conquistou.

Estamos chegando à quaresma de 2015. É uma ótima oportunidade para recolocar a segurança espiritual na sua vida, para proteger o maior tesouro que um ser humano pode possuir no seu coração: a presença de Deus, pois com Ele no coração, tudo o mais nos é dado por acréscimo (cf.Mt 6,33). “Famílias destruídas são potenciais criadores de criminosos” escutei isso num seriado policial, sei que tem exceções, mas rumos de vidas são totalmente mudados quando um banco é roubado. Geralmente tem mortes e feridos. Há pouco tempo assisti a um filme e a cena é a seguinte: estão em um bar, um homem sentado em uma mesa, lendo um livro e no balcão uma prostituta, uma moça muito jovem, que é obrigada a se prostituir pelos aliciadores. Ele mantém um diálogo com essa moça que está tendo o “seu banco roubado”, e diz que ela pode ser o que quiser, que ela pode fazer suas próprias escolhas, mas ela responde assim: -“ No seu mundo Robert (este era o nome dele), no meu não rola.” Então pensei comigo: “Mude o seu mundo”.

E você? Quem é o Rei no mundo do seu coração? Está com a segurança em dia para proteger os valores que possui na sua vida? O que diz o salmo 127: “Se o Senhor não guardar a nossa cidade, em vão vigiarão as sentinelas”. Quem nos guarda e nos protege é o Senhor, Ele é a maior segurança, pois Ele já venceu todos os inimigos. Aproveite esta quaresma para colocar bons propósitos pessoais e para a sua família. Conversem e juntos decidam, o que vocês, como família, poderão oferecer, por amor, a Deus nessa quaresma, para que o “banco” de vocês possam cada vez mais produzir frutos de amor para o mundo.

Desejo uma santa quaresma a você e toda a sua família!

Fraternalmente em Cristo,

Pe Dilmo Franco de Campos.