Sobre o Conselho Diocesano de Pastoral o Código de Direito Canônico afirma que:

“Cân. 511 – Em cada diocese, enquanto a situação pastoral o aconselhar, seja constituído o conselho pastoral, ao qual compete, sob a autoridade do Bispo, examinar e avaliar as atividades pastorais na diocese e propor conclusões práticas sobre elas.

Cân. 512 – § 1. O conselho pastoral consta de fiéis em plena comunhão com a Igreja católica, clérigos, membros de institutos de vida consagrada, ou principalmente leigos designados de acordo com o modo indicado pelo Bispo diocesano.

§ 2. Os fiéis designados para o conselho pastoral sejam de tal modo escolhidos que por eles se configurem realmente toda a porção do povo de Deus que constitui a diocese,  levando-se em conta as diversas regiões da diocese, as condições sociais e as profissões, bem como a parte que eles têm no apostolado individualmente ou associados a outros.

§ 3. Para o conselho pastoral não sejam designados senão fiéis que se distingam por uma fé sólida, bons costumes e prudência.

Cân. 513 – § 1. O conselho pastoral é constituído por tempo determinado, de acordo com as prescrições dos estatutos, dadas pelo Bispo.
§ 2. Vagando a sé, cessa o conselho pastoral.”

Coordenador Diocesano de Pastoral:

Pe. Pedro Nogueira Silva Filho
Paróquia Nossa Senhora de Fátima
Água Fria de Goiás – GO

 

Membros do Conselho Diocesano de Pastoral:

  • Dom Adair José Guimarães – Bispo diocesano

À FORMAR