Dom Adair José Guimarães tomou posse como o 5º bispo da diocese de Formosa. A cerimônia aconteceu neste último sábado, 01 de junho, na Catedral Imaculada Conceição. Grande foi o número de fiéis que compareceram de diversas cidades, cardeais, Bispos e padres de toda a região brasileira, o clero diocesano, religiosos e religiosas, autoridades estadual e local.

A solene celebração eucarística de posse canônica deu-se início às 10h com o rito de acolhida do novo bispo pelo pároco da Catedral, Pe. João Manoel Lopes, e depois um breve momento de oração na capela do Santíssimo.

O Cardeal Dom Sérgio da Rocha, metropolita da arquidiocese de Brasília, foi quem iniciou a Santa Missa acolhendo todo o clero e designando o chanceler da diocese de Formosa, Pe. Darci Neres, para a leitura das letras apostólicas (documento de nomeação do novo bispo assinado pelo Papa). Após, já sendo empossado bispo, os padres diocesanos saudou o seu novo pastor.

Homilia

Em sua homilia Dom Adair dirige ao seu novo rebanho pela primeira vez. Dizendo que “o bispo é o pastor do rebanho de Deus que deve sempre cuidar com muito zelo da Igreja de Cristo; o padre é o colaborador primordial na missão evangelizadora, portanto, será amado e cuidado por este pastor”.

Ao final da celebração Dom Adair foi acolhido pelo Pe. Ary Ramos, representando o clero de Formosa, a Ir. Roseli Chaves representando os religiosos, um casal de leigos, o governador do estado e o prefeito municipal.

Encerrando assim a cerimônia, cerca de 1.500 pessoas recepcionaram, na Casa Nazaré, o bispo empossado para um delicioso almoço.

Depoimentos

Lilian Ferreira Graças Santos, de São João da Aliança-GO, deseja as boas-vindas à Dom Adair na diocese, oferece apoio e orações clamando a Deus bênçãos e fortaleza nesta missão.

Maria Denise Sousa Leite,

Mateus Protázio,

Ilaura Feitosa

Luciene Menezes, de Formosa-GO: Amo minha igreja! Deus derrame muitas bênçãos sobre nossa diocese.