“Como saber se Deus quer que eu seja padre (ou freira)”?

Muitos jovens sentem-se chamados a servir a Deus de uma maneira especial, mas nem sempre é fácil tomar a decisão. Para ajudar na escuta do chamado, no discernimento e no aprofundamento do conhecimento sobre vocação, a Pastoral Vocacional Diocesana promoveu, no último dia 24 de março, na paróquia São Sebastião (Formosa/GO), o encontro “Desperta Jovem”.

O reitor do seminário menor Padre Antônio Carlos, bem como os seminaristas da diocese, com o apoio dos leigos da Pastoral Vocacional Paroquial receberam cerca de 60 moças e rapazes para uma manhã de palestras, reflexões e testemunhos. Iniciando com a Santa Missa presidida pelo Padre Antônio.

Vocação à santidade

O seminarista Pablo Veleda conversou com os jovens sobre a primeira vocação do cristão – a vocação à santidade. Falou também dos chamados específicos ao sacerdócio e à vida consagrada religiosa.

Em sua palestra, a leiga Fernanda Lopes mostrou trechos do Catecismo da Igreja Católica, explicando a diferença entre os diferentes estados de vida por meio dos quais cristãos podem servir à Deus e continuar a missão da Igreja confiada aos apóstolos.

Os seminaristas Guilherme e Marcos André deram seu testemunho vocacional, partilhando um pouco com os participantes como foi o chamado de Deus na vida deles.

Oração e direção espiritual

No momento dedicado às perguntas, os jovens não se acanharam: tiraram suas dúvidas e expressaram que a decisão pela vocação religiosa ou sacerdotal pode ser um grande desafio.

Outros seminaristas (Hyago, André Lucas, Marcos Paulo e Kevin) também responderam às questões dos participantes e Pe. Antônio enfatizou que, em meio ao processo de discernimento, é sempre muito importante: cultivar uma vida de oração, buscar conversar com pessoas que já têm grande experiência na vida religiosa; procurar o sacerdote (ou uma freira, se for o caso) para fazer um acompanhamento que ajude no amadurecimento tanto da escuta e quanto da resposta a Deus.

Alegria e aprendizado

Além da alegria das palavras partilhadas nos testemunhos e palestras, o encontro “Desperta jovem” teve momentos de descontração, com música e dança, além do caprichado almoço preparado pela equipe da Pastoral Vocacional.

A animação musical do encontro ficou por conta do Ministério de Música Santa Cecília, da capela Santa Luísa de Marillac (Formosa/GO).

Clique aqui e veja mais fotos