Relato Histórico

Procissão de Domingo de Ramos – Santo Estevão (Fonte: Portal São Francisco)

A região territorial que hoje pertence à Diocese de Formosa pertenceu, até 1514, ao Vicariato de Tomar, posteriormente até 1551, à Diocese de Funchal, as duas pertencentes a Portugal. Também fez parte da Diocese de São Salvador, até 1576, da Prelazia e Diocese do Rio de Janeiro até 1745. Neste ano criou-se a Prelazia de Goiás. No ano de 1755 (ou 1763) surgiu a primeira paróquia da hoje Diocese de Formosa-GO, na cidade de Cavalcante. A Primeira Missa foi celebrada em 04 (quatro) de outubro de 1767.

Em 1904 dá-se inicio à chegada dos frades dominicanos, com destaque para Frei Gregório Aleixo, Frei Manuel, Frei Benevenuto e Frei Alano (este posteriormente chegou ao episcopado, tornando-se Bispo de Porto Nacional).

Padres Holandeses (Fonte: Gestas de Um Apóstolo)

No ano de 1924 foi criada a Prelazia de São José do Alto Tocantins (a maior parte da Diocese de Formosa-GO pertencia à esta prelazia, exceto os municípios de Formosa-GO e Planaltina-GO). Com isto, veio para região os Padres Claretianos, com destaque para Dom Francisco Prada Carrera e Padre Luis Olabarrieta. Esta congregação religiosa fundou o primeiro seminário prelatício da região no município de São Domingos-GO.

A prelazia de Formosa foi criada pelo Papa Pio XII, no dia 26 de março de 1956, através da bula papal “Ad facillius et fructuosius”. Criou-se esta prelazia principalmente pelo desmembramento da extinta prelazia de São José do Alto Tocantins e da Arquidiocese de Goiás. O primeiro administrador Apostólico da prelazia foi Dom Francisco Prada Carrera, Bispo à época da Diocese de Uruaçu-GO.

Em 1957, chegaram na prelazia os padres religiosos holandeses dos Sagrados Corações, tendo como superior o Padre Tiago Leijen.

Em 1959, Monsenhor Victor Tielbeek foi nomeado Administrador Apostólico e em 1961, Bispo Prelado. No dia 16 de Outubro de 1979 através da bula papal “Cum Praelaturae” o Papa João Paulo II elevou a prelazia de Formosa-GO à Diocese. E Dom Victor Tielbeek de Bispo Prelado, tornou-se primeiro bispo diocesano. Dom Victor Tieelbek, faleceu em 24 de Dezembro de 1997, seus restos mortais jazem na Catedral Diocesana Imaculada Conceição.

Mapa Territorial (Fonte: Cúria Diocesana de Formosa-GO)

A região da Diocese de Formosa-GO está situada no nordeste do estado de Goiás. Faz limites federativos com o Distrito Federal e com os estados da Bahia e Minas Gerais. Os limites eclesiásticos são com a Arquidiocese de Brasília, Diocese de Barreiras-BA, Diocese de Bom Jesus da Lapa-BA, Diocese de Paracatu-MG, Diocese de Luziânia-GO, Diocese de Uruaçu-GO e Diocese de Porto Nacional-TO.

A Diocese de Formosa-GO, pertence à província eclesiástica de Brasília e ao Conselho Episcopal Regional Centro-Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é sufragânea da Arquidiocese de Brasília; Possui uma extensão de 47.604,7 km2.

No ano de 2011, a população da Diocese era de aproximadamente 346.760 habitantes, sendo que destes aproximadamente 82,7% são católicos. A maior paróquia da Diocese é a paróquia de Sant’Ana no município de Cavalcante-GO. Atualmente a Diocese consta com 43 padres, 04 diáconos provisórios e 04 diáconos permanentes. A Diocese é organizada em 33 Paróquias e 1 Quase-Paróquia.

A área da diocese abrange os seguintes municípios:

Mapa Setorial (Fonte: Cúria Diocesana de Formosa-GO)