Quarta-feira da XIV Semana do Tempo Comum
Evangelho – Mateus 10,1-7

O Evangelho de hoje nos mostra a a lista dos doze que Jesus chama pessoalmente a segui-lo. O interessante dessa lista de nomes é que existe gente de tudo que é jeito. Não chamou para ser seus seguidores mais próximos, os cultos, os perfeitos, os santos, os melhores. É cada peça rara que está nesta lista de Jesus. Inclusive o detalhe que o evangelista coloca, encerrando a lista: e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus. Deste detalhe já percebemos os tipos raros que Jesus, segundo outro evangelista, passa a noite inteira orando e pedindo as luzes do Espírito Santo para fazer estas escolhas.

Deus tem seus caminhos para escolher seus seguidores. Deus tem predileção pelos pequenos, pelos marginalizados, pelos fracos, pelos pecadores, pelos pobres. Desde quando Ele escolheu Davi para fazê-lo rei de Israel, o Senhor já alertava Samuel, quando este queria escolher o irmão de Davi: “Não te deixes impressionar pelo seu belo aspecto, nem pela sua alta estatura… O que o homem vê não é o que importa, o homem vê as aparências, mas o Senhor olha o coração“! (I Sm 16,7)

Não podemos compreender jamais as escolhas de Deus. Não podemos criticar quem Ele resolve chamar a segui-lo. Ele é quem sabe o porque da escolha, do chamado, do envio. Quantas vezes criticamos os servos e servas que estão em nossas Igrejas? Quantas vezes questionamos o nosso chamado: porque eu, Senhor? Tem tantos mais santos e melhores que eu!? Deus sabe o porque de cada coisa! Só no céu saberemos o porquê de cada escolha. Só entendo, por enquanto, que cada um que foi chamado, Deus transformou sua vida e história: Simão se tornou Pedro, a pedra na qual Jesus construiu sua Igreja; Levi se tornou Mateus, de cobrador de impostos a grande servidor; os filhos do trovão se tornaram filhos da luz, da ternura; lembrando Saulo, perseguidor dos cristãos, a Paulo, o grande evangelizador.

Deus quer transformar sua vida fazendo de ti um discípulo seu! Qual sua resposta?
Deus te abençoe sempre!

Padre Joaquim Regis Filho
Pároco da Paróquia São Domingos de Gusmão em São Domingos – GO

Clique aqui e veja o evangelho de hoje