Quarta-feira da XI Semana do Tempo Comum
Evangelho – Mateus 6,1-6.16-18

No Evangelho de hoje Jesus nos exorta a viver uma devoção religiosa baseada na interioridade, na comunhão verdadeira com Deus e não na exterioridade e superficialidade. Ele nos recorda os três pilares da prática religiosa judaica: a esmola, a oração e o jejum, que ao ver de Jesus tinham se transformado em pura rotina, superficialidade e hipocrisia. Jesus estabelece um princípio geral: essas obras de piedade não devem ser praticadas para obter prestígio diante dos outros , posição de poder ou privilégios.

O que Ele coloca como pano de fundo para a compreensão dessas práticas de piedade é que o importante é sermos recompensados pelo Pai que está nos céus. Ele vê tudo que está oculto, escondido, e Ele dará a recompensa a quem fizer por Ele, pensando nele, para agradar a Ele, fazendo tudo para honra e glória d’Ele, não para agradar os homens, não para ser louvados e exaltados por eles, não para serem vistos por eles, mas tudo para maior glória de Deus.

Essas práticas de piedade cristã devem ser acompanhadas de humildade, de sinceridade, de desejo de fazer somente o bem como resposta a tanta bondade de Deus por nós. Não para obtermos recompensa do mundo: aplausos, bajulações, agradecimentos infinitos, comentários excessivos de que somos santos e bondosos. Não! Façamos tudo isso para honra e glória de nosso Deus e Ele, que vê o que está escondido, saberá nos recompensar da maneira que merecemos. Deus é justo e bondoso. Esperar recompensa dele é acreditar na sua justiça, na sua bondade é verdade para conosco.

Que experimentemos hoje viver debaixo da vontade de Deus. Fazer tudo para agradar a Ele e não aos homens e não ao mundo. Tudo aqui passa. Deus basta! Nele tudo é para sempre! Exerçamos nossas obras de caridade, sejamos pessoas que ajudam os que mais necessitam; mas sem olhar a quem ou esperar gratidão de ninguém; oremos muito e jejuemos sim, mas sempre com o olhar fixo naquele que é o autor da nossa fé e a quem devemos toda honra e glória. Assim seremos de fato pessoas felizes, sem peso de culpas ou ansiosos por receber algo de onde não podemos esperar. Espere somente em Deus e tudo mais Ele fará.
Deus te abençoe sempre!

Padre Joaquim Regis Filho
Pároco da Paróquia São Domingos de Gusmão em São Domingos – GO


Clique aqui e veja o evangelho de hoje