Quinta-feira da XI Semana do Tempo Comum – Corpus Christi
Evangelho – Lucas 9,11-17

Eucaristia, o céu dentro e perto de nós!

“Todos comeram e ficaram satisfeitos!” Lc 9,17a

A festa de Corpus Christi é uma das mais antigas da Igreja Católica, em todo o mundo. Foi instituída pelo papa Urbano 4°, em 1264, para ser celebrada na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, que ocorre, por sua vez, no domingo seguinte ao de Pentecostes. Hoje, a comunidade está reunida para celebrar a eucaristia, adorar a presença do Senhor, e de forma pública fazer a Procissão Eucarística, percorrendo as ruas, levando o Corpo de Deus, como Cristo que passa abençoando e santificando nossas cidades, ruas, casas e pessoas.

Jesus cumpre sua promessa: ‘Eis que estarei convosco todos os dias!’ Na eucaristia, temos sua presença real, viva e verdadeira. Já disse uma vez, perante a hóstia consagrada não estamos diante de algo, mas de alguém: Deus! Adorar, celebrar, comungar e partilhar são atos da nossa fé que brotam deste encontro gerador de Vida.

O Evangelho nos recorda o milagre da multiplicação dos peixes e dos pães, neste, Jesus alimenta uma multidão a partir da solidariedade de alguém, que decide partilhar tudo o que tinha “cinco pães e dois peixes” Lc 9,13. Numa sociedade tão marcada pela indiferença, individualismo, pelo acúmulo, a eucaristia é sinal da partilha e da generosidade. Deus dá o que de melhor tem: sua vida, seu corpo e seu sangue como alimento que nutri, fortalece a alma e a caridade que, na vida diária, tende a enfraquecer pelos nossos pecados. Em cada eucaristia, missa, adoração, visita ao santíssimo somos alimentados e fortalecidos para que possamos prosseguir respondendo ao chamado de Cristo, para servir a Deus e ao próximo, sobretudo os mais necessitados. Alimentar-se da Eucaristia é ter a Vida de Deus em nós, o céu dentro e perto de nós, é alimentar-se do próprio Cristo, pois é ‘Ele o Pão vivo descido do céu!’

Pela Celebração Eucarística, nos unimos à liturgia do céu e antecipamos a vida eterna, “quando Deus será tudo em todos” 1 Cor 15,28.

Renovemos nossa fé e adesão a Jesus Eucaristia e façamos d’Ele o centro e o cume de nossa vida cristã! Rezemos, também, pelo aumento das vocações sacerdotais e pela perseverança dos ministros da Igreja.

Prossigamos…

Vida que segue!

Pe. Pedro Nogueira da Silva Filho
Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima