Cerca de 100 padres do Distrito Federal e do estado de Goiás, unidades federativas que formam o Regional Centro-Oeste da CNBB, deverão participar do 37º Encontro Regional de Presbíteros (ERP), que acontecerá nos dias 27 a 30 de agosto, na Casa Movimento Leigo, em Anápolis (GO). Conforme explicou o coordenador da Comissão Regional de Presbíteros (CRP), padre Mauro Francisco dos Santos, “o objetivo do encontro é encorajar os padres a serem servidores alegres do Reino de Deus”.

O tema referencial da edição deste ano é “O cuidado com os cuidadores”, em sintonia com a passagem bíblica “Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos estabeleceu como guardiães” (At 20,28). Começando na segunda-feira (27), com o credenciamento e acolhida dos presbíteros, o evento seguirá na terça-feira com a assessoria do tema proposto, pelo padre Dalton Barros de Almeida. No dia seguinte (29), o bispo diocesano de Anápolis, Dom João Wilk, conduzirá no Mosteiro da Santa Cruz, a manhã de espiritualidade. No mesmo dia, no período da tarde, haverá um momento de confraternização e convivência entre os participantes.

Na quinta-feira (30), último dia do 37º Encontro Regional de Presbíteros, haverá os encaminhamentos da comissão e o encerramento com a Santa Missa, às 11h, seguida de almoço e despedida. Os participantes também irão fazer a indicação e escolha da próxima diocese que acolherá o 38º ERP, em 2019.

Padre Mauro explicou que os temas desenvolvidos no ERP, que acontece anualmente, visam a formação permanente e momentos de retiro dos sacerdotes. “Para que consigamos alcançar essa meta santa precisamos reservar para os presbíteros esses momentos de se retirarem reservados, possibilitando assim um retorno às fontes, pois, diante de missão tão cara, digna, eles são ‘especialistas’ da dimensão transcendente da vida. Os padres são chamados a serem ‘amigos de Cristo’, pedagogos da santidade, guias para os homens no caminho da perfeição cristã”, afirmou.

Inscrições e informações: presbiterocentoeste@hotmail.com e vintte@hotmail.com