Entre os dias 23 e 25 de Março, ocorreu em Goiânia, a reunião do CONSER – CO, onde estiveram reunidos os Bispos das 12 dioceses do Regional Centro Oeste (Distrito Federal e Goiás), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dentre, eles se fez presente o Sr. Bispo da Diocese de Formosa, Dom José Ronaldo Ribeiro.

O tema central tratado neste encontro foi “O papel do Regional hoje”, onde falou-se sobre as atribuições da CNBB em Goiás e no Distrito Federal, e sobre a função do CONSER-CO, em caráter interno, nas relações com as Comissões Pastorais Sociais e foi apresentada pelo convidado especial, prof. Felipe Neri, questões sobre leis sobre a educação que tramitam no Congresso Nacional e que afetarão o ensino no Brasil. Seguiram após esta explanação, as colocações dos Reverendíssimos Bispos e logo após o término do encontro, alguns Bispos foram recebidos em audiência pelo Governador Marconi Perillo, no Palácio das Esmeraldas.

IMG-20150326-WA0009

Dentre os Bispos recebidos pelo Governador, o Reverendíssimo Sr. Bispo, Dom José Ronaldo Ribeiro se fez presente, e apresentou ao mesmo solicitações a fim de proporcionar melhorias para a Região do Nordeste Goiano, onde se encontra a Diocese de Formosa e seus municípios. Junto às solicitações, Dom José Ronaldo apresentou algumas prioridades para serem efetivadas pelo governo do Estado, tais como: a urbanização da cidade de Planaltina de Goiás, destacando o Jardim Paquetá e adjacências, para que fosse feita a  pavimentação asfáltica em trechos e ruas; também foi solicitado pelo Sr. Bispo, junto ao Governador, a pavimentação e recuperação de algumas rodovias, que ligam as cidades de São Domingos a Flores de Goiás, e a continuidade da obra que está paralisada, na rodovia que liga Divinópolis a Monte Alegre de Goiás; a necessidade de um Juiz fixo para a Comarca de São Domingos, e pedido de melhorias para o fornecimento de energia elétrica, e no sinal da telefonia da região. Dom José Ronaldo frisou a importância da criação de cursos técnicos e profissionalizantes que viabilizem a região para o turismo. “Levando em conta o potencial turístico oferecido pelos vários recursos naturais disponíveis na região do Nordeste Goiano, será importante oferecer à população destes municípios, a capacitação técnica para viabilizar o Turismo na região, gerando mais empregos e renda para a região, além de conscientização permanente da população para a preservação destes recursos naturais.”

fotos dom josé ronaldo com Marconi Perillo 2

O Governador Marconi Perillo falou que o governo tem olhado com carinho pela região do Nordeste Goiano, e tem oferecido, por exemplo, incentivos fiscais com porcentagem expressiva de descontos, para ampliação dos recursos empregados nesta região. Afirmou ainda o Governador, que  o governo está empenhado em dar atenção especial ao Nordeste Goiano, que outrora fora esquecido, mas que em sua gestão terá prioridade na execução de obras e serviços que beneficiem as populações dos municípios desta região do Nordeste Goiano e do entorno do Distrito Federal.

Por Guilherme F. Magalhães.