Os fiéis começaram a chegar já nas primeiras horas da manhã deste sábado 22 de novembro, para a celebração da posse de Dom José Ronaldo, quarto Bispo Diocesano de Formosa. Vindos dos mais diversos lugares de nossa diocese e de outras cidades, eles lotaram a Catedral Diocesana em uma celebração marcada pela emoção e alegria de receber um novo Pastor para nossa diocese. A celebração também contou com uma expressiva participação de bispos do Regional Centro-Oeste, padres da Diocese de Formosa, Arquidiocese de Brasília e Diocese de Janaúba.

 Padre João Assunção, que é padre da Diocese de Formosa, afirmou em entrevista ao nosso site que “como Igreja esperamos que o Bispo seja Pastor, e certamente é, e que governe de fato a diocese, com sabedoria divina, procurando superar as dificuldades que certamente serão muitas a serem enfrentadas, mas esperamos que seja um pastor, companheiro, amigo dos padres, popular, presente neste sentido”. Sobre o sentimento de recepção do novo bispo Padre João concluiu que “quando ficamos sem bispo, ficamos órfãos, então o sentimento hoje é de ver realmente um pai retornando para assumir sua família diocesana.”.

Por volta das 9:30 da manhã, Dom José Ronaldo foi acolhido nos átrios da Catedral Diocesana de Formosa pelo Rev. Pe. Romilson do Carmo, até aquele momento Administrador Diocesano e pelo Rev. Pe. Dilmo Franco, pároco da Igreja Sé de Formosa. Em seguida entrou na Igreja Catedral acompanhado de Padre Romilson e Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Brasília, onde aspergiu e abençoou os fieis presentes. Por fim dirigiu-se a Capela do Santíssimo Sacramento onde realizou um momento de oração.

Momento depois se deu inicio a celebração da Santa Missa, que começou sob a presidência de Dom Sérgio da Rocha. Após a saudação inicial da celebração, a Bula Pontifícia com a nomeação de Dom José foi apresentada e Proferida pelo Rev.Pe. Pedro Nogueira, Chanceler da Cúria. Terminada sua leitura, Dom José Ronaldo recebeu das mãos de Dom Sérgio da Rocha o báculo pastoral, simbolizando sua missão de Pastor do povo de Deus da Diocese de Formosa e a cátedra que é sinal do seu múnus de governar. Dom José Ronaldo foi então saudado por seu clero, um religioso, um casal como representante dos leigos e um seminarista.

Dom José afirmou que seu coração se encheu de alegria desde o anúncio de sua nomeação para a Diocese de Formosa. Em sua Homilia destacou a importância da Missão dos Bispos, dedicação às Comunidades e agradeceu a sua família. Ao final da celebração diversas autoridades civis e religiosas proferiram discursos e palavras de acolhida ao novo bispo de Formosa.

Após a Celebração foi organizado um almoço comemorativo no CTG de Formosa para festejar a Solenidade da Posse do Novo Bispo Diocesano Dom José Ronaldo.

Por Cris Morais e Sem. Raifran Sousa

Veja fotos da Posse de Dom José Ronaldo: