“Feitos para sermos livres, não escravos.” Esse foi o tema da XIII Jornada Diocesana da Juventude que aconteceu no último domingo (19 de outubro) em Água Fria de Goiás com a organização da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. O tema foi escolhido em unidade com a CNBB que o propôs para a celebração do Dia Nacional da Juventude (DNJ) em todo o Brasil. A Jornada Diocesana da Juventude é coordenada pelo Setor Juventude Diocesano e seu assessor Pe. Fláunei Alves, e tem como principal objetivo promover o encontro das experiências juvenis da Diocese para um grande dia de celebração e comunhão. Assim aconteceu em Água Fria, nas primeiras horas da manhã do domingo, jovens chegavam de todas as partes da diocese lotando em pouco tempo o Ginásio da cidade que, sob a coordenação do Pe. Darci Neres e sua equipe paroquial, se mobilizou em peso para acolher as caravanas com todo carinho e cuidado.

Com a animação da Banda Dom Supremo e pregação do Pe. João Assunção, pároco da Paróquia São João Batista em São João d’Aliança, a manhã da jornada foi permeada pelo clima de celebração e reflexão. O padre nos falou a respeito do tema: “Um sistema estruturado no pecado”, alertando a juventude sobre as consequências dos nossos pecados, que contribuem com a cultura da morte e destrói a sociedade. O ponto alto da manhã foi o momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, os jovens se prostraram diante de Jesus e intensamente pediram a libertação do pecado em suas vidas. As expressões artísticas marcaram à tarde da Jornada, com o ministério de música Vozes Franciscanas de Cabeceiras e diversas apresentações, foi proporcionado um momento intenso de reflexão acerca do papel do cristão diante das injustiças sociais que escravizam a nossa juventude. Durante todo o dia os padres Joaquim, Jesus e Joacir estiveram presentes prestigiando o evento e atendendo a confissão dos jovens.

No fim da tarde a comunidade de Água Fria de Goiás se uniu aos jovens para a celebração da Santa Missa, que foi presidida pelo Administrador Diocesano Pe. Romilson. Em sua colocação final o Administrador salientou a importância da Jornada na percepção dos inúmeros talentos espalhados pela diocese que precisam ser desenvolvidos para o serviço do povo de Deus. Uma grande festa ainda aconteceu no encerramento, quando o Pe. Fláunei anunciou Cabeceiras como a próxima cidade sede da Jornada Diocesana da Juventude e os jovens de Cabeceiras ali presentes receberam das mãos da juventude de Água Fria os Símbolos Diocesanos da Jornada, a Cruz e a imagem de Nossa Senhora.

A XIV Jornada Diocesana da Juventude já tem data confirmada e acontecerá no dia 26 de abril de 2015 na cidade de Cabeceiras. O cronograma de atividades do Setor Juventude sofreu algumas alterações para ano de 2015, na nossa diocese sempre realizamos a JDJ no dia em que a CNBB propõe que se celebre o DNJ (Dia Nacional da Juventude), portanto, para andarmos em unidade com a Igreja no Brasil, a Jornada acontecerá no 1º semestre como é proposto, e o DNJ, que começamos a celebrar este ano, acontecerá no 2ª semestre.

Aproveito a oportunidade para, em nome do Setor Juventude, agradecer a todos os responsáveis pela realização de mais uma Jornada, e de forma especial agradecer o acolhimento crescente que nossa Diocese tem dispensado à nossa juventude. Até a XIV JDJ, dia 26 de abril em Cabeceiras.

Por Herick Viana – Setor Juventude

Veja mais fotos: