A túnica é a veste litúrgica que os sacerdotes e também os aspirantes ao ministério dos presbíteros usam nas celebrações da liturgia. Em nossa diocese os novos seminaristas são revestidos da túnica em uma celebração cheia de emoção e alegria. No dia 21 de março, aconteceu no Seminário Diocesano Nossa Senhora D’Abadia, este momento de grande júbilo para os novos seminaristas de nossa diocese, no qual este ano estão em número de 12, das mais diversas cidades de nossa diocese.

A celebração foi presidida por sua Excelência Dom José Ronaldo e concelebrada pelos reverendos Pe. Joaquim Regis (Reitor do Seminário Diocesano), Pe. José Gerson (Administrador da Paróquia Imaculado Coração de Maria em Planaltina de Goiás) e Pe. Jair Valente (Vigário Paroquial da Paróquia São Sebastião em Formosa – GO), bem como alguns seminaristas maiores.

Em sua homilia Dom José destacou o significado daquele momento e o sinal que ele representava na vida daqueles jovens. Recordou que a túnica recorda nosso batismo; é para o sacerdote sinal da sua missão no meio do povo: celebrar os sacramentos e para o seminarista é sinal de sua vocação entregue ao Senhor. Dom José fez memória de sua vocação. Recordou que ser vocacionado “não é ser estranho ao mundo que nos cerca, mas com nossa vida santificá-lo”. Dom José convidou os jovens seminaristas ao testemunho de sua vocação em todos os âmbitos da vida e a “não deixar de anunciar Jesus em nossas casas e com nossos amigos e conhecidos”. Nosso bispo concedeu um profundo testemunho de como deve ser um seminarista na sua família, momento este em que lembrou com alegria as diversas vezes que capinou na sua casa, ainda que sua mãe não desejasse. Nisso o senhor Bispo recordou como é importante conviver bem em casa, sem ter em si uma mentalidade de “reizinho”, mas de vocacionado.

Rito da vestição

Após sua homilia Dom José Ronaldo abençoou as túnicas e rezou pelos novos seminaristas. Em seguida eles foram revestidos com suas túnicas por suas mães e pais, um momento de grande emoção e felicidade dos vocacionados. Após o rito de vestição os novos seminaristas foram acolhidos com um abraço por Dom José Ronaldo e por Padre Joaquim Regis.

Nos agradecimentos ao fim da celebração, o reitor agradeceu aos colaboradores e amigos do Seminário. Recordou como é importante a doação que cada um faz. De modo especial ele entregou um presente como forma de agradecimento ao nosso bispo diocesano, a dois colaboradores representando a Obra Vocacional São José e aos pais do Seminarista Lucas Costas, Sr. Severino e Sra. Francisca, como gratidão por cada família dos seminaristas.

Padre Joaquim também recordou com alegria que hoje no Seminário Maior de Brasília estão presentes os seminaristas que passaram por sua reitoria. Agradeceu a Deus por cada um e disse a Dom José que “são meninos humildes e bons, que o senhor mesmo verá que são pessoas chamadas por Deus”. Para comemorar este momento foi oferecido um almoço festivo para os presentes.

Por Raifran Sousa, Pascom Diocesana