Em clima de verdadeira alegria e entusiasmo próprios dos jovens e adolescentes missionários é que a Juventude Missionária (JM), da capela São Luiz Gonzaga, da Paróquia S. João Batista, do Gama (DF) acolheu cerca de 200 jovens, nos dias 20 a 23 de abril, no 12º Encontro Regional de Jovens e Adolescentes Missionários (ERJAM), vindos de nove dioceses do Regional Centro-Oeste da CNBB (Goiás e Distrito Federal): Arquidiocese de Brasília, Arquidiocese de Goiânia, Diocese de Anápolis, Diocese de Formosa, Diocese de Ipameri, Diocese de Jataí, Diocese de Luziânia, Diocese de São Luís de Montes Belos e Diocese de Uruaçu.

Os participantes foram acolhidos, no dia 20, no auditório da paróquia. Ali receberam os kits do encontro e, com a ajuda do assessor nacional da Pontifícia Obra da propagação da Fé, padre Badacer Neto, refletiram sobre o protagonismo missionário frente às diversas formas de violência. À noite, jovens, adolescentes e assessores participaram da Caminhada dos Mártires que seguiu até a capela São Luiz Gonzaga, para participarem da missa de abertura do 12º ERJAM.

No sábado, logo após a Santa Missa, houve um testemunho sobre uma situação de violência vivida e sofrida na dimensão familiar. E divididos em dois grupos, adolescentes e jovens visitaram duas entidades: Casa André, onde são atendidos jovens toxicodependentes, e a Casa Menino Jesus, lugar de passagem que atende crianças vindas de diversos lugares do Brasil para fazer tratamento em Brasília.

Foram feitas ainda visitas missionárias às famílias da paróquia. Foi uma experiência partilhada pelos grupos ao retornarem da atividade. Na Noite Cultural, atividade tradicional promovida nos encontros das Pontifícias Obras Missionárias (POM), cada diocese apresentou um ato referente ao tema trabalhado no ERJAM: “Adolescentes e jovens missionários superam a violência buscando a justiça”. Foi uma noite de confraternização e muita alegria.

Na Paróquia São Sebastião, já no domingo, os participantes do ERJAM tiveram um momento para pedir paz e em seguida foi feita a avaliação do encontro. A missa de envio foi presidida pelo bispo auxiliar de Brasília, Dom Marcony Vinícius, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, que foi concelebrada pelo padre Badacer e pelo diretor nacional das POM, padre Maurício Jardim. Em sua homilia, Dom Marcony dirigiu palavras aos adolescentes e jovens, destacando a importância do encontro pessoal com Jesus. Esta atitude, segundo ele, nos anima e fortalece para anunciar o Cristo ressuscitado.

O 12º ERJAM foi concluído na comunidade São Luiz Gonzaga. Ali anunciada a Diocese de Jataí (GO), como sede do 13º Encontro Regional de Jovens e Adolescentes Missionários, em 2020. Em sinal de gratidão e comunhão com todos os jovens e adolescentes do Regional Centro-Oeste, padre Maurício deu a bênção a todos os participantes que se comprometeram de se encontrar daqui a dois anos, no sul do estado de Goiás.