Regional Centro-Oeste presente no 6º Encontro Nacional da Pascom

0
336

Começou nesta quinta-feira, 19, e segue até domingo, 22, o 6º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom), em Aparecida (SP). O tema do evento é “Comunicação e Igreja”. Ontem, 19 de julho, bispos referenciais e coordenadores dos 18 regionais da CNBB responsáveis pela Pastoral da Comunicação (Pascom) estiveram reunidos no auditório dom Hélder Câmara, do Hotel Rainha do Brasil, em Aparecida (SP). O encontro foi coordenado pelo arcebispo de Dimantina (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, Dom Darci José Nicioli. No fim da reunião foram eleitos os primeiros agentes a coordenar nacionalmente a Pascom. O coordenador nacional, eleito por voto secreto e direto, foi o Marcus Tulius, da Arquidiocese de Vitória (ES) e coordenador do regional Leste 2 da CNBB. A secretária nacional da Pascom, escolhida pelo mesmo método, é a Patrícia Luz, da arquidiocese de Salvador e coordenadora do regional Nordeste 3.

Nesta sexta-feira, 20, Dom Messias dos Reis Silveira, bispo diocesano de Uruaçu e presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB, presidiu missa no encontro. Em sua homilia ele afirmou que é fundamental aos agentes de Pastoral da Comunicação sempre ter o foco de levar Jesus pelos meios de comunicação, comunicando a partir de Deus. O bispo realçou também que o comunicador cristão deve cultivar uma vida de oração. Ele enfatizou também a importância do comunicador católico não apenas falar de Deus, mas a partir de Deus, compartilhando uma experiência pessoal de vivência da fé.

Ir. Diego Joaquim, coordenador regional da Pascom, apresentou um painel sobre a importância do rádio para a evangelização e a promoção da cidadania.

Marcam presença as dioceses de Uruaçu, Anápolis, Formosa, Goiânia, Brasília e do Ordinariado Militar do Brasil.