22 C
Formosa
terça-feira, 19 março, 2024 - 00:29 AM

Catedral Nossa Senhora Imaculada Conceição

A Catedral Imaculada Conceição é a Igreja Mãe da Diocese de Formosa, ou seja é a Igreja principal, onde está a cátedra, a cadeira do bispo, que é sempre o primeiro responsável pela Catedral, e somente o bispo pode sentar-se na Cátedra, e quando o padre preside a missa na Catedral, senta-se na cadeira presidencial, mas não na Cátedra.

A Paróquia Imaculada Conceição foi criada no ano de 1836, e como sabemos foi com grande esforço que somente muitos anos depois, Pe. Tiago e os padres dos Sagrados Corações conseguiram construir a atual igreja.

Um mérito particular que devemos citar foi a presença de Dom Victor Tielbeck que mostrava-nos as fotografias da sua construção.

Fonte: Blog Prof. Sam Lucas

Em 1767 foi celebrada a 1º missa na casa de oração em Couros. A Catedral, que ainda não era Catedral, se chamava Nossa Senhora do Rosário, celebrada pelo Pe. Antônio Francisco de Melo, em 04 de outubro.

No dia 13 de janeiro de 1876 a câmara pede ao Bispo a licença para construir uma nova Matriz, ficando a antiga como capela de Nossa Senhora do Rosário.

Em 1879 iniciam as obras da nova matriz. O Pe. Tiago chega em Formosa no dia 19 de fevereiro de 1957. No dia 26 de dezembro de 1960 foram colocados os bancos na Catedral e agora a Catedral funciona normalmente para o povo.

Mons. Victor Tielbeek é elevado a Bispo Titular de Tipasa de Numídia e Prelado de Formosa no dia 11 de Fevereiro de 1961, e tomou posse em 15 de abril.

• 04 de Outubro de 1967 – sagração do altar-mor da Catedral, com as relíquias de São Justino e Santa Vitoriana.
  • 16 de outubro de 1979 – a prelazia foi elevada à Diocese e Dom Victor nomeado Bispo Diocesano. Muitos foram os padres que ficaram responsáveis pela Igreja matriz até construir a Catedral; no ano de 2001 foi necessária uma reforma.
Fonte: Blog Formosa Histórica
Catedral logo após a sua construção.
(Foto: Redes sociais)

Relógio da Catedral

Relógio no alto da torre (Fonte: Pascom São Sebastião)

Foi doado pela família Augusto Alvarenga de Oliveira, em de 1874. Na placa da que se encontra na Catedral está escrita: “Para que cada hora que passa celebre as esperanças de um povo que desperta”.

No ano de 1994, o então pároco Pe. Epitácio Cardozo, dedicou a Catedral à Imaculada Conceição de Maria, como padroeira. Na presença de Dom Geraldo do Espírito Santo Ávila, arcebispo ordinário militar do Brasil, na presença de todas as paróquias da Diocese, Prefeitos Municipais, Clero diocesano e religioso, religiosas e um grande número de associações religiosas.

Naquela data foi a comemoração de Dom Victor Tielbeek, que completava 75 anos de vida no seu 33ª ano de Bispo desta Diocese.

Reforma da Catedral

Prosseguem os trabalhos da reforma da “casa-mãe” da Diocese. Como é do conhecimento de todos, a simples troca de piso reverteu-se em grande reforma do templo. Ao desenrolar dos trabalhos foram descobertos e constatados sérios problemas na estrutura de concreto armado.

Alguns dos fatores que comprometem e requerem reforço urgente:

1 – “Fadiga do concreto” Fenômeno constatado em prédios com mais de quarenta anos de construção.

2 – As colunas de sustentação da nave central são demasiadamente finas, correndo o risco de flambagem.

3 – As vigas de sustentação sob o peso da lage, os arcos começaram a abrir forçando as paredes laterais.

A intervenção para o reforço da estrutura foi realizada da seguinte forma:

1 – Criação de sustentação por baixo dos pilares. De dois lados de cada pilar estão sendo feitos tubulões de concreto.

2 – Encamisamento dos pilares. Os atuais pilares da nave central, com 6 m de altura e 35 cm de diâmetro, receberão uma malha de ferro grosso e o diâmetro de concreto de 60 cm.

3 – Criação de vigas superiores, de 11 m de comprimento e 80 cm de altura.

A Catedral de Formosa continua em reforma. No mês de agosto de 2001 foi iniciada a reforma da Igreja catedral de Formosa com a previsão de término para o mês de dezembro antes do Natal.

Com a retirada do piso descobriu-se que a igreja precisa de uma reforma mais profunda e com isso foi-se descobrindo que a boa parte da estrutura estava comprometida em breve.
Uma das principais causas desses problemas são as trepidações causadas pelo trânsito intenso nas ruas que circundam a igreja catedral, fazendo tremer as estruturas, ocasionados muitos rompimentos nas bases e aparecendo as rachaduras.

É bom salientar que as normas técnicas na época da construção da igreja não eram tão exigentes como são hoje. As normas técnicas de engenharia, hoje, exigiram que se fizesses uma total reestruturação em toda a base de sustentação da igreja.

Com isso tudo, todas as previsões que se tinham feito, tanto a respeito do tempo de duração da reforma quanto do orçamento financeiros foram desfeitas.

Reforço dos pilares (à esquerda) e andaimes (acima) (Fonte: Jornal Diaconia)

Catedral Nossa Senhora da Imaculada Conceição

Data de criação: 1836/1848
CNPJ: 01.496.660/0007-63
End.: Praça da Matriz, S/N, CEP: 73.801-300 – Formosa-GO
Contato: (61) 3631-4860 / 9 9914-4860
www.catedraldeformosa.com.br
Pároco: Pe. João Manoel Lopes
Vigário: Pe. José Danilo Ferreira dos Santos
Vigário: Pe. Francisco Keison Torres de Lima
Diácono transitório: Luiz Henrique

Clique aqui e acesse o facebook da Catedral

Padres

• Ministério AGAPE;
  • Afilhados de Nossa Senhora d’Abadia;
  • Afilhados da Imaculada Conceição; e
  • Oficina de Oração e Vida.

Horários de Missas

Segunda-feira a Sexta-feira: 7h15 e 19h