22 C
Formosa
segunda-feira, 18 março, 2024 - 23:05 PM

Paróquia Imaculado Coração de Maria

Aproximando-se o início da última década do segundo milênio e a chegada de dois anciãos nordestinos – José Benício e Manoel Gomes, nasceu, nas casas de algumas famílias, do bairro Jardim Paquetá, um pequeno grupo que, num clima de diálogo, realizava orações e a leitura e reflexão da Bíblia com cânticos de louvor.

Logo após, iniciaram-se as celebrações das Missas que, durante um longo período, uma vez por mês, foram realizadas na Escola Municipal Jardim Paquetá, pelos padres Humberto, Joaquim e Mário. Por meio do trabalho de evangelização, houve um crescimento de pessoas participando da Santa Missa, percebendo-se a necessidade de escolher o Padroeiro e, em agosto de 1995, a comunidade, reunida em assembleia, elegeu o Imaculado Coração de Maria.

Uma generosa família após alguns anos, doou um lote no bairro Jardim Paquetá e deu-se início a construção de uma capela, porém, uma tempestade jogou tudo abaixo com ventos fortes.

Com a chegada do novo milênio e o surgimento de uma nova Paróquia – a Santíssima Trindade – tivemos a oportunidade de um recomeço. Foi feita uma caminhada pelo bairro em busca de um terreno mais centralizado, com a presença do Rvmo. e Exmo. Bispo Dom João Wilk, Pe. Sílvio e Pe. Mário. Porém, os lotes que queríamos ou eram muito caros ou os donos não cederam. Foi então que ganhamos o lote nº 7 da quadra 174 do Jardim Paquetá. E, com a intercessão do Imaculado Coração de Maria, compramos todos os lotes da referida quadra.

Em julho de 2001, aconteceu o primeiro mutirão para a construção do templo. Graças à Deus e a boa vontade de muitos companheiros operários, não demos trégua.

No dia 22 de fevereiro de 2004, realizou-se o sonho dos católicos moradores do Jardim Paquetá: foi fundada a Paróquia Imaculado Coração de Maria, ainda em fase de construção do templo. Nesta ocasião, houve a Missa de posse do Pe. Darci Neres da Rocha como primeiro Administrador Paroquial.

Nesta solene celebração, presidida por Dom João Wilk, estavam presentes vários padres de nossa Diocese, 30 seminaristas e as crianças do orfanato Filhas de Maria. O povo, que estava reunido em assembleia e que participava da Santa Missa, louvava o Senhor pelas graças obtidas até aquele momento.

Desde a sua fundação, a Paróquia teve vários administradores paroquiais, até que, no dia 03 de janeiro de 2010, houve a posse do nosso primeiro pároco, o Pe. Hélio Cordeiro dos Santos. Em 7 de janeiro de 2018 Pe. Everton dos Santos Borges assume como segundo pároco.

Fonte: Pascom Imaculado Coração de Maria / livro de Tombo

Paróquia Imaculado Coração de Maria

Data da criação: 22/02/2004
CNPJ: 01.496.660/0029-79
Endereço: QD. 174, Nº 7 e 8 – Jd. Paquetá, CEP: 73.755-174 – PLANALTINA-GO
Pároco: Pe. Everton dos Santos Borges
Vigário paroquial: Pe. Iron Rodrigues de Oliveira
Diácono Permanente: Paulo Narciso

Clique aqui e acesse o facebook da paróquia

Capelas | Comunidades | Festejos

• Capela Nossa Senhora Aparecida – Jardim das Palmeiras
  • Capela São Francisco – Jardim das Paineiras e Itapuã I
  • Capela São Vicente de Paulo – Brasilinha 17, Itapuã II Santa Gianna
  • Capela São Sebastião – Fazenda Fundão.
  • Capela Nossa Senhora da Rosa Mística – Morumbi (DF)
  • Capela São Pio de Pietrelcina – Brasilinha 16, Panorama Santo Agostinho
  • Comunidade São Joaquim – Chácaras Bom Sucesso
  • Casa de Retiro São Joaquim e Santa Ana – Núcleo Rural Bonsucesso – Tríduo de 24 a 26 de julho;
  • Capela São Francisco de Assis II – Residencial São Francisco – Tríduo de 09 a 11 de agosto;

Padres:

• Renovação Carismática Católica;
  • Mãe Peregrina;
  • Terço dos Homens Mãe Rainha;
  • Grupo de Jovens Rainha dos Anjos.

Momentos da Paróquia