A comunidade de Santa Luzia existe há mais de 30 anos, antes mesmo do Parque da Colina ser bairro da cidade de Formosa. Sob a administração e pastoreio de Dom Victor Tielbeek, a capela construída foi dedicada a Santa Luzia, e a partir daí as ruas e o próprio bairro começaram a ser formados e povoados.

A igreja foi construída entre os anos de 1985 a 1986, pelo Frei Mauricio, em um terreno doado pela prefeitura. Ele quem realizava a maior assistência, em termos de celebração, e uma vez por mês tinha a presença do Padre Tomaz.

Participaram das celebrações alguns seminaristas da época que vinham ajudar, como Ivo, Jarbas e Dilmo, hoje sacerdotes. Com a saída do Frei Mauricio, Pe. Tomaz entregou a chave da igreja a dona Maria do Carmo para cuidar da Igreja e assim permaneceu por um longo período até a vinda de outros padres. Após a saída de Pe. Tomaz, Maria do Carmo permaneceu a serviço da Igreja de Santa Luzia até a época da chegada do Padre Luiz Gonzaga Evangelista. Antes do Padre Luiz, tivemos outros padres como o saudoso Padre Humberto, já falecido, Padre Mario Viera de Brito, Padre Inácio, Padre Miguel, Padre Luiz e por último (15/01/2019) o Padre Joacir Soares d’Abadia como administrador paroquial, após o Padre Luiz pedir afastamento para tratamento de saúde, e tendo como vigário o Padre Denis Rodrigues Santana.

Por um período de 30 anos permaneceu como capela da Paróquia São José Operário. Já no ano de 2015 a Capela Santa Luzia, passou a ser Quase Paróquia, mas precisamente no dia 10 de agosto. E finalizando esse processo foi elevada à paróquia, no dia 04 de agosto de 2016, em uma cerimônia realizada pelo bispo Dom José Ronaldo e tendo como pároco Pe. Inácio Maria da Veiga, sendo ele monge, do Mosteiro Nossa Senhora da Ternura.

Fonte: Raimunda Ribeiro dos Santos Santana

Paróquia Santa Luzia

Data de criação: 04/08/2016
Endereço: Av. Engenheiro Flávio Dias, S/N, 73.807-745, Parque da Colina – Formosa-GO
Administrador Paroquial: Pe. Joacir Soares d’Abadia
Vigário: Pe. Denis Rodrigues Santana

Capelas | Comunidades | Festejos

Capela Rainha da Paz: Bela Vista;
Comunidade São Cristóvão: Netinho e Padre José (Escola Municipal Eduardo de Sousa);
Comunidade Santa Terezinha do Menino Jesus: Nova Formosa (Escola Municipal Orlandina de Castro).

Horários de Missas

Matriz:
Terça, quarta e sexta-feira -> 19h30
Na quarta-feira inicia às 15h com adoração ao Santíssimo Sacramento, atendimento de confissões e direção espiritual.
Domingo -> 7h30 e 19h30

Todo dia 13 de cada mês Missa Devocional a Santa Luzia

Programação:
14h – Exposição do Santíssimo Sacramento e reza das mil ave-Marias;
15h – Atendimento de confissões e direção espiritual;
19h30 – Santa Missa Devocional com a bênção das vistas;
21h – Festa Social.

Capela Rainha da Paz:
Quinta-feira -> 19h30
Domingo -> 17h30

Comunidade São Cristóvão:
Sábado -> 16h30

Comunidade Santa Terezinha do Menino Jesus:
Domingo -> 9h30

• Pastoral da Liturgia;