Há exatamente 39 anos já estava formada a comunidade de São José, com a assistência de Pe. Thiago da congregação dos Sagrados Corações, que aqui já trabalhava com a Legião de Maria – 1° movimento criado por Pe. Thiago na capela, que fazia parte da Paróquia Imaculada Con-ceição. Pe. Tiago Leijen foi o primeiro padre da congregação a chegar.

Para que a comunidade do Pau Ferro tivesse o seu espaço definido, foi construída a capela (hoje, salão paroquial) na responsabilidade do Pe. Thiago que era o Vigário Geral da Prelazia de Formosa e nos anos posteriores, foram sendo construídas a Casa Paroquial e todas as outras dependências, muitas delas, destinadas à catequese.

Essa área onde construída foi doada pela prefeitura (nos limites norte- nordeste, da cidade com o brejo , e fazendo divisa com o local onde era realizada a exposição anual da cidade). E essa ficou nomeada com Praça São Vicente. E no ano de 1960 Dom Victor, Pe. Tiago e Pe. Henrique começaram a planejar a construção. Com as mudanças necessárias, a Casa Paroquial passou a abrigar os padres holandeses que aqui residiam.

Na década de 70, sob a responsabilidade do Pe. Tomaz Van Der Linden, teve início a construção da igreja matriz de São José. Ele estava a frente da construção, de forma incansável conseguia a ajuda e apoio de muitos fiéis, que vendo o Padre se empenhar pessoalmente e literalmente colocando a “mão na massa”, se prontificaram em ajudar.

No dia 10 de fevereiro de 1989 a capela foi elevada à categoria de paróquia e foi nomeado pároco o Pe. Tomaz que permaneceu nesta paróquia até o ano de 1993, quando se afastou por motivo de aposentadoria, e deixou à comunidade de Formosa 33 anos de serviço missionário. No início dos anos 90, assumiu a Paróquia o Pe. Humberto Luyten SS.CC, e deu continuidade ao trabalho missionário, sendo pároco até janeiro de 1998, quando assumiu o seu lugar o Pe. Luiz Gonzaga Evangelista, vindo de Posse GO.

Quem acompanhou, desde o início, as atividades desta comunidade, com certeza traz lembranças preciosas. Entre os inúmeros acontecimentos ocorridos nestes 40 anos de caminhada desta comunidade de São José, vamos destacar alguns que marcaram, de forma indelével, todos os fiéis paroquianos:

• Criação da festa em honra a São José em 1° de maio por ser o Dia do Trabalho, daí a palavra Operário ter sido acrescentada ao nome de São José, que é o padroeiro dos trabalhadores. Esse evento aconteceu quando Pe. Tomaz era o pároco.
  • Celebração da Santa Missa uma vez por semana, na época de Pe. Tiago, pois a comunidade passou a ter missa todos os dias somente após a construção da igreja.
  • Comemoração dos 40 e 50 anos de Sacerdócio de Pe. Tomaz, com a presença dos seus familiares, vindos da Holanda.
  • Comemoração do aniversário natalício (70 anos) de Dom Victor Tielbeek.
Fonte: Jornal Diaconia e Guilherme Frederico Magalhães

São José Operário

Data de criação: 10/02/1989.
End.: Praça São Vicente, S/N, Pau Ferro – Formosa-GO.
Pároco: Pe. Mário Vieira de Brito.
Diácono Transitório: Carlos de Souza Neves.

• Pe. Tomaz Van Der Linden, SS.CC.;
  • Pe. Humberto M. A. Luyten, SS.CC.;
  • Pe. Luiz Gonzaga Evangelista;
  • Pe. Mario Vieira de Brito;
  • Pe. Luiz Gonzaga Evangelista;
  • Pe. Humberto M. A. Luyten, SS.CC.;
  • Pe. Inácio Maria da Veiga.

Capelas | Comunidades | Festejos

Santa Luiza de Marilac: Setor Nordeste – Escola Mun Gabriela Amado – Barroquinha.

Fases da Paróquia: antiga matriz (à esquerda), Casa Nazaré: Celebrações (centro) e Projeto da nova matriz (à direita) (Fonte: Pascom São José Operário – Formosa-GO)

• Ministros da Comunhão Eucarística;
  • Legião de Maria;
  • Renovação Carismática Católica; e
  • Conselho Paroquial.
Celebração Santa Missa – Casa Nazaré (Fonte: Pascom São José Operário – Formosa-GO)