22 C
Formosa
segunda-feira, 18 março, 2024 - 23:28 PM

Evangelho NO HOJE (04/04/2020) – João 11,45-56

-

Sábado da 5ª Semana da Quaresma
Evangelho – João 11,45-56

“Invoca-me, e te responderei”

Os primeiros dias do mês de abril deste ano certamente serão inesquecíveis, não somente por coincidirem com a Celebração Litúrgica da Semana Santa, mas principalmente pelo modo como todos nós fiéis cristãos deveremos vivenciar esses dias. Por causa da pandemia do Covid-19 a grande maioria dos católicos estarão, pela primeira vez, recolhidos em suas casas, participando, à distancia, de todas as celebrações previstas, buscando não perder um só momento de tudo que for transmitido pelas redes de comunicação social. Por sua vez, todos os sacerdotes, acostumados a verem suas igrejas transbordarem de pessoas durante esta semana, deverão presidir todos os atos litúrgicos sem a presença física do seu povo.

Esta será a realidade que tão logo vamos vivenciar, em todo mundo. Será uma circunstância impensável e que naturalmente nos leva a refletir. O Evangelho que a Liturgia nos apresenta neste sábado também demonstra um fato inexplicável que acontecia aos olhos de todos, colocando os sábios e entendidos daquela época em um verdadeiro estado permanente de interrogações: “Então os sumos sacerdotes e os fariseus reuniram o Conselho e disseram: “Que faremos? Este homem realiza muitos sinais” (Jo 11,47). Nosso Senhor Jesus Cristo, por ter feito bem todas as coisa (Cf. Mc 7,30), por ter devolvido a vista aos cegos; por ter feito caminhar aos aleijados; por retornar à vida aos mortos; por acolher e perdoar aos pecadores; por anunciar a boa nova do Reino Celestial, etc… era duramente incompreendido e perseguido, e até mesmo as autoridades judaicas tinham tomado a decisão de matá-Lo (Cf. Jo 11,53).

Qual deve ser nossa atitude diante das situações que nos interpela, que nos questiona? As dúvidas, as incertezas, as perguntas são as primeiras coisas que se apresentam diante de nós quando nos deparamos com ocasiões que não temos mais o controle. Entretanto, devemos superar todo pânico e centrarmos no essencial. A primeira atitude a ser tomada, nosso Deus já havia revelado ao profeta Jeremias: “invoca-me, e te responderei, revelando-te grandes coisas misteriosas que ignoras” (Jer 33,3). Clamar à Deus! Todos devemos intensificar nossas orações e súplicas à Deus. Ouvir à Deus que nos fala! Essa deve ser outra atitude necessária a ser feita. Devemos ouvir à Voz de Deus, que sempre se comunica com seu povo, principalmente nas situações mais conflituosas.

Se prestarmos atenção ao Evangelho deste sábado, também podemos verificar como Deus revelou sua Divina Vontade pelos lábios de Caifás, sumo sacerdote que estava presente na reunião do Conselho dos fariseus para decidirem sobre o futuro de Nosso Senhor Jesus. Caifás, “sendo sumo sacerdote em função naquele ano, profetizou que Jesus iria morrer pela nação. E não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus dispersos” (Jo 11, 51-52).

Aproveitemos desse tempo de graça que se aproxima, por isso é chamada de Semana Santa, para alcançarmos muitas bençãos ao longo desses dias, os mais santos de todo o ano. Que Nossa Senhora interceda à Deus por nós para valorizarmos ainda mais esta Santa Semana, que este ano se apresente a nós de forma todo especial. Devemos ficar atentos, pois serão dias propícios para renovar nossa fé e esperança em Deus com contínuas e incessantes orações, buscando disciplinar nossos ouvidos para escutar o que Nosso Bom e Amável Deus tem a nos falar.

Que assim seja!

Padre Fláunei Alves Pereira
Em estudos de Direito Canônico na Espanha


Leituras: Ez 37, 21-28 / Salmo Responsorial Jr 31,10-13
Evangelho: Jo 11,45-56

Reginaldo Mendonça
Reginaldo Mendonçahttps://diocesedeformosa.com.br/
Criada em 16 de outubro de 1979, é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, sufragânea da Arquidiocese de Brasília. Pertence à província eclesiástica de Brasília e ao Regional Centro-Oeste da CNBB.

Compartilhe

Últimas publicações

NOTA DE PESAR

"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá" (João 11,25).A Diocese de Formosa, por meio...

Formação dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística – MESCE

“Então Jesus declarou: "Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá...

40 anos de vida do Pe. Joacir d’Abadia (03/03)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

08 anos de ordenação diaconal do Diác. Permanente Francisco Donizete (12/03)

“Por isso, instituem um grupo de homens sábios e piedosos, que devem ser responsáveis por servir, cuidar e ajudar os que mais necessitam.” (At,1-6) No...

Últimos comentários

X