Quinta-feira da I Semana do Advento
Evangelho – Mateus 7,21.24-27

Construir a Casa sobre a Rocha!

Estamos desde domingo celebrando o tempo do Advento. Vigilância, esperança, confiança e celebração são atitudes muito próprias deste tempo fecundo em espiritualidade, silêncio, escuta e oração. Iluminados pela Palavra de Deus vamos percorrendo este itinerário de fé, recordando a segunda vinda de Jesus, aprendendo a reconhecê-lo no Hoje da nossa história e, preparando-nos para celebrar as festas natalinas que se aproximam.

Na preparação já se antecipa a vivência daquilo que se almeja. A Palavra de Deus, hoje, convida a edificar a Casa sobre a rocha, sob fundamentos sólidos, que asseguram a estabilidade do edifício e dão resistências às intempéries do tempo e das diversas circunstancias. A Rocha é Cristo! A vivencias das diversas virtudes cristãs: Humildade, obediência, temperança, simplicidade, perseverança, fé, esperança e caridade. Estas são atitudes que nos moldam ao longo da vida. Geram sabedoria, edificam os relacionamentos, abre o coração à escuta de Deus e o acolhimento de sua Pessoa em nossa vida.

Ao olhar para nós mesmos, considerando a família, trabalho, relações afetivas, as dificuldades econômicas, políticas e sociais que estamos vivendo. Percebe-se tantas mudanças e muita instabilidade e superficialidade. A Palavra de Deus, hoje, acena como resposta e consolo aos nossos desafios e aflições. Estar enraizados em Cristo. Ele é o rochedo que dará a segurança.

Neste tempo do Advento, início de um novo Ano Litúrgico na Igreja, também final de um ano civil coloquemo-nos diante de Deus que é Pai, vamos avaliar a nossa vida, reconhecer nossos erros e acertos, luzes e sombras, alegrias e sofrimentos e, na escuta de sua Palavra renovar a fé, esperança e caridade. Reordenar nossa vida para Deus, retomando a construção da nossa casa interior e nossa história, que é uma história de Salvação!

Que Deus te abençoe. Boa vivencia do advento neste tempo de Graça e Salvação!

Vida que segue!

Pe. Pedro Nogueira da Silva Filho