18.8 C
Formosa
quinta-feira, 25 abril, 2024 - 05:31 AM

Evangelho NO HOJE (06/06/2020) – Marcos 12,38-44

-

Sábado da 9ª Semana do Tempo Comum
Evangelho – Marcos 12,38-44

“O cristão vida da Fé”

O Evangelho apresentado pela Liturgia deste sábado traz duas situações totalmente distintas no discurso de Nosso Senhor Jesus. Primeiramente, Ele critica duramente as atitudes de aparência que viviam os doutores da lei, pessoas conhecidas na sociedade, pelo modo que se vestiam certamente eram muito ricos e faziam de tudo para serem vistos e reconhecidos (Cf. Mc 12,38-39).

Logo em seguida, Nosso Senhor Jesus comenta a atitude bem diferente de uma pobre viúva, desconhecida, que por causa da sua situação miserável, passava quase despercebida aos olhos da sociedade. Ela somente foi vista pelos discípulos quando Jesus os chama a atenção para verem o grande ensinamento que transmitia aquela viúva (Cf. Mc 12,43).

Interessante observar que, para Nosso Senhor Jesus, os doutores da lei não ensinam nada que seja útil, pois até seus comportamentos são desprezíveis. E ainda mais, eles são pessoas de pouca confiança, por isso se deve tomar “cuidado com os doutores da Lei” (Mc 12,38), porque “eles devoram as casas das viúvas, fingindo fazer longas orações” (Mc 12,40), assim dizia Cristo Jesus.

Entretanto, a pobre viúva, que ninguém lhe dava a devida atenção, passa a ser, no ensinamento de Nosso Mestre Jesus, a verdadeira doutora da lei, que ensina com a melhor de todas as pedagogias: o testemunho de vida. E o ensinamento que ela faz chegar aos olhos de Jesus e seus discípulos talvez seja o mais difícil de ser transmitido, compreendido e observado, pois ela mostra como ter fé em Deus: “ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver” (Mc 12,44).

Ainda que possa aparecer alguém que não concorde com a atitude dessa viúva, e até possa elaborar longos e convincentes argumentos para testificar que ela age de forma equivocada, para Cristo Jesus essa mulher tem a mais nobre atitude de uma pessoa de fé, pois “ofereceu tudo aquilo que possuía para viver” (Mc 12,44).

Sem sombras de dúvidas quem tem o mesmo modo de proceder dessa viúva será agraciado por Deus, pois “todo aquele que por minha causa deixar irmãos, irmãs, pai, mãe, mulher, filhos, terras ou casa receberá o cêntuplo e possuirá a vida eterna” (Mt 19,29). Totalmente distinta é a recompensa de quem segue as posturas dos doutores da lei, porque “receberão a pior condenação” (Mt 12,40).

Que Maria Santíssima interceda a Deus por nós, a fim de que, imitando também Seu exemplo de Mulher de Fé, sejamos cristãos autênticos, capazes de demonstrar o verdadeiro testemunho de que o “justo viverá da fé” (Hb 10,38).

Que assim seja!

Padre Fláunei Alves Pereira
Em estudos de Direito Canônico na Espanha


Leituras: 2Tm 4,1-8 / Sl 70 (71)
Evangelho: Mc 12,38-44

Reginaldo Mendonça
Reginaldo Mendonçahttps://diocesedeformosa.com.br/
Criada em 16 de outubro de 1979, é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, sufragânea da Arquidiocese de Brasília. Pertence à província eclesiástica de Brasília e ao Regional Centro-Oeste da CNBB.

Compartilhe

Últimas publicações

36 anos de vida do Pe. Maycon Zaidan (07/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

34 anos de vida do Pe. Kennedy Ferreira (06/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

40 anos de vida do Pe. João Manoel (05/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

44 anos de vida do Pe. Rodrigo Gutierrez (19/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

Últimos comentários

X