19 C
Formosa
sexta-feira, 29 março, 2024 - 07:45 AM

Evangelho NO HOJE (08/08/2020) – Mateus 17,14-20

-

Sábado da 18ª Semana do Tempo Comum
Evangelho – Mateus 17,14-20

“A urgência em renovar nossa fé!”

O Evangelho deste sábado traz uma importante reflexão sobre a fé. Conforme a narração do Evangelista Mateus, os discípulos de Jesus não conseguiram expulsar um demônio justamente por faltar-lhes a fé (Cf. Mt 17,20).

Este fato deixa Nosso Senhor Jesus um tanto decepcionado (Cf. Mt 17,17), pois a falta de confiança em Deus impede que os discípulos de Cristo Jesus possam realizar as obras que, anteriormente, Ele lhes havia confiado: Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas, manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados (Mc 16,17-18).

Nosso Senhor Jesus, no Evangelho que a Liturgia, hoje, nos apresenta, ainda deixa um novo ensinamento sobre a fé: “em verdade vos digo, se vós tiverdes fé do tamanho de uma semente de mostarda, direis a esta montanha: Vai daqui para lá’ e ela irá. E nada vos será impossível” (Mt 17,20).

Infelizmente, a situação dos primeiros discípulos de Cristo não é muito diferente dos discípulos de hoje. Pois, uma boa parte dos que professam a fé cristã está entrando numa tremenda crise de fé, nem tanto pela pandemia espalhada em todo mundo, mas principalmente pelas influências sociais, que tem como objetivo a destruição dos valores morais e cristãos.

A vida, a família, a liberdade religiosa são direitos fundamentais do ser humano que atualmente são fortemente atacados, para enfraquecer seu conceito original e implantar um novo sentido, bem diverso da moral cristã. A força do mal, a legião de satanás, está ganhando cada vez mais espaço no coração do homem, permitindo uma corrupção generalizada da sociedade.

Renovar nossa fé cristã passa a ser uma missão urgente! Não podemos permitir que as ideologias atéias dessa nova ordem mundial consiga destruir as riquezas das graças divinas presente em nosso meio. Jamais devemos desanimar diante dessa luta, que parece difícil de vencê-la! Basta ter fé, ainda que pequena, “e nada vos será impossível” (Mt 17,20).

Que Nossa Mãe Maria Santíssima, interceda a Deus por nós, a fim de que nossa fé seja fortalecida e renovada pela confiança em Deus, sustentada por uma vida assídua de orações.

Que assim seja!

Padre Fláunei Alves Pereira
Em estudos de Direito Canônico na Espanha


Leituras: Hab 1,12-2,4 / Sl 9 (10)
Evangelho: Mt 17,14-20

Reginaldo Mendonça
Reginaldo Mendonçahttps://diocesedeformosa.com.br/
Criada em 16 de outubro de 1979, é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, sufragânea da Arquidiocese de Brasília. Pertence à província eclesiástica de Brasília e ao Regional Centro-Oeste da CNBB.

Compartilhe

Últimas publicações

NOTA DE PESAR

"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá" (João 11,25).A Diocese de Formosa, por meio...

Formação dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística – MESCE

“Então Jesus declarou: "Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá...

40 anos de vida do Pe. Joacir d’Abadia (03/03)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

08 anos de ordenação diaconal do Diác. Permanente Francisco Donizete (12/03)

“Por isso, instituem um grupo de homens sábios e piedosos, que devem ser responsáveis por servir, cuidar e ajudar os que mais necessitam.” (At,1-6) No...

Últimos comentários

X