Quarta-feira da 1ª Semana do Tempo Comum
Evangelho – Marcos 1,29-39

O Evangelho de hoje nos revela o Jesus atencioso, amoroso, preocupado com os doentes e aflitos. O Jesus que não rejeita ninguém que se aproxima dele desesperado pela perseguição do demônio, angustiado pelo sofrimento e pela dor. Jesus é o rosto humano de Deus que se compadece de todo aquele que necessita de saúde, seja do corpo quanto da alma; de ternura, diante das tribulações que a vida oferece; de aconchego, de colo, de compreensão. É o Deus vivo e presente, Humano e Divino, que é “expert” em humanidade por isso compreende profundamente o que cada um passa. Nenhum problema, nenhuma dificuldade, nenhuma preocupação ou angústia passa despercebido por Ele. Ele está sempre atento ao que cada um de nós passamos. Nunca duvide disso! E Ele só age quando encontra uma fé viva, capaz de acreditar que Nele tudo pode ser mudado! Que Nele tudo se faz novo! Que Ele tem poder de curar, libertar, salvar, santificar!

Por onde Jesus passava só deixava rastros de esperança, de transformação. Eram enfermos curados de doenças gravíssimas; eram endemoniados que recebiam a libertação das forças satânicas; eram mortos que ressuscitavam; cegos que enxergavam, mudos que falavam; enfim, como é bom estar em sua presença. Que alegria de Pedro recebê-Lo em sua residência e ali chegando curou a sua sogra. Esta, na alegria da cura, passa a servi-los como gesto de gratidão. Por onde Jesus passa a paz permanece, o perdão transforma os corações mais endurecidos, a reconciliação chega aos que haviam se afastado.

Cantemos hoje: “Quando Jesus passar eu quero estar no meu lugar”! Não permitamos que Ele passe e nós percamos a graça de tocá-Lo, de senti-Lo, de ouvi-Lo. Santo Agostinho já dizia: “tenho medo da graça que passa e não volta”! Eu quero estar no meu lugar quando o Senhor passar pela minha vida, pela minha história, Jesus! Visita-nos, sempre! Seja bem vindo! As portas do meu coração estão sempre abertas! Faz nele morada! É tua casa, Senhor!

Deus te abençoe sempre!

Padre Joaquim Regis Filho
Pároco da Paróquia São Domingos de Gusmão em São Domingos–GO