Sábado da XXXII Semana do Tempo Comum
Evangelho – Lucas 18,1-8

Como ser cristão no século XXI?

Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?(Lc 18, 8). Esta pergunta feita por Nosso Senhor Jesus Cristo, que se encontra exatamente na última frase que a liturgia nos apresenta no evangelho de hoje, sem sombras de dúvidas nos coloca em estado reflexivo. Isto porque já vivemos em uma sociedade aonde aumenta, de modo acelerado, o número de pessoas que se auto declaram não cristãs, atéias ou simplesmente espiritualistas sem vínculos com nenhuma religião.

O século XXI já é caracterizado como período do “postHumanismo”, onde a realidade virtual ocupa lugar central na vida das pessoas, pois o que tem mais efeito no cotidiano delas é a realidade que vai além do humano, situada em grande maioria nas redes sociais, nos telefones inteligentes, na internet, etc… As característica próprias desse nosso tempo está gerando um novo tipo de sociedade, também conhecida como “sociedade digital”, da qual surge uma série de mudanças de hábitos, posturas, valores que esta nova sociedade impõe a todos em que quase ninguém escapa.

Por isso esta pergunta que hoje nos faz Nosso Senhor: Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?(Lc 18, 8) é mais ainda impactante, pois nossa fé tem que resistir a muitos contra-valores tão bem aceitos pela maioria das pessoas de nossa sociedade e até mesmo defendidos por muitos cristãos católicos. O materialismo, o imediatismo, o pragmatismo são valores contrários ao cristianismo e destroem as bases necessária para o desenvolvimento de nossa fé. As novas situações que já existem colocam em dificuldades a espiritualidade dos cristãos, pois são totalmente opostas aos fundamentos da fé cristã como a consciência digital que se opõe à consciência moral; o espaço virtual que se impera sobre o espaço real; os vínculos pessoais que são substituídos pelos vínculos mediados pela tecnologia.

Diante dessa nova postura social podemos sim manter viva nossa fé em Deus se não nos distanciarmos da novidade que é a Palavra Encarnada de Deus, Jesus Cristo, o Único que faz novas todas as coisas ( cf. Ap 21, 5). E “Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura. Passou o que era velho; eis que tudo se fez novo!” (2 Cor 5, 17). Que Maria, a mãe da nova criação, interceda à Deus por nós, a fim de que nossa fé seja sempre renovada pela graça do Espírito Santo que habita em nós.

Que assim seja!

Padre Fláunei Alves Pereira
Em estudos de Direito Canônico na Espanha