Sábado da 1ª Semana do Tempo Comum
Evangelho – Marcos 2,13-17

Deus me ama como sou?

“Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores” (Mc 2,17), assim termina o Evangelho que a Liturgia deste sábado nos propõe. Nosso Senhor Jesus disse essa frase em resposta aos fariseus, doutores da lei, que O criticavam por se juntar aos pecadores. Entretanto, são os pecadores a grande causa da vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo a este mundo. Pois, “não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes” (Mc 2,17).

Essa missão de Nosso Senhor revela para nós uma grande alegria e também um grande desafio. Alegria em saber que não estamos abandonados em meio à miséria de nossos pecados. Que Nosso Senhor nos ama, apesar de nossos pecados. Entretanto, toda proximidade de Jesus à nós é para nos libertar da escravidão do pecado. Aí entra nosso desafio, em colaborar com a ação divina a fim de rompermos com qualquer tipo de pecado que levamos em nossa vida. E volto a insistir, devemos romper com qualquer tipo de pecado que levamos em nossa vida!

As vezes escuto algumas pessoas dizendo: “Deus me ama como sou”! Como para fugir da responsabilidade da conversão, da mudança de vida. Realmente Deus nos ama, assim como somos; obras de suas Mãos; seus filhos pelo batismo; templos sagrados do Espírito Santo, mas não quer que vivamos com a enfermidade do pecado. Igualmente o médico que não pretende ver seu paciente sofrer e morrer por causa de uma doença.

É por isso que “Cristo morreu uma vez pelos nossos pecados – o Justo pelos injustos – para nos conduzir a Deus” (IPd 3,18). Pois á única vontade de Deus a nosso respeito é “que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade” (ITim 2,4). Por isso Nosso Senhor Jesus Cristo se une aos pecadores, para que estes possam se converter e crer no Evangelho (cf. Mc 1,12).

Que Nossa Mãe, a Virgem Imaculada, possa interceder à Deus por nós, a fim de que se realize em nós a verdadeira conversão, o rompimento com todo e qualquer tipo de pecados que nos impedem de chegar até Deus e sermos salvos.

Que assim seja!

Padre Fláunei Alves Pereira
Em estudos de Direito Canônico na Espanha