23.6 C
Formosa
terça-feira, 23 abril, 2024 - 22:20 PM

Evangelho NO HOJE (20/02/2020) – Marcos 8,27-33

-

Quinta-feira da 6ª Semana do Tempo Comum
Evangelho – Marcos 8,27-33

“Quem dizem os homens que eu sou?”

A pessoa de Jesus está profundamente ligada com sua missão redentora. Depois da resposta de Pedro sobre quem é sua pessoa, Ele exprime a sua largueza nos aspectos da sua missão: Jesus é o Filho de Deus que veio ao mundo para nos redimir. Falar de Jesus é sempre falar daquilo que Ele fez por nós, do seu grande amor por nós.

E mesmo diante da resposta do Mestre, Pedro parece não conhecer o mistério profundo da vontade de Deus, que se cumpre na pessoa de Jesus, ao passo que é repreendido com dureza pelo Senhor. Pedro pensa Cristo sobre os aspectos humanos, pensa Jesus como seu amigo, como o mestre carismático que veio para anunciar o Reino e com isso se esquece de que o Senhor tem que fazer a Vontade do Pai, que está acima daquilo que ele quer.

Amar a vontade de Deus significa estar totalmente abandonados no seu Amor, e deixar que ela se cumpra totalmente em nós. Pedro não conhece totalmente a Vontade de Deus e por isso age com egoísmo.

A Redenção é a obra de Deus para nossa salvação, o agir de Deus por meio de Cristo para nossa salvação, no entanto Pedro apega-se tanto aquilo que acredita que nem se quer percebe o grande bem que Deus realiza por meio de Cristo. Está tão fechado naquilo que quer e acredita, que não percebe o grande bem que emerge da ação redentora do Senhor.

Quando não estamos abertos para a vontade de Deus e nos deixamos inebriar por nosso egoísmo, mesmo o bem mais profundo não nos comove.

Santa Teresinha do Menino Jesus nos diz: “A perfeição consiste em fazer a vontade do bom Deus, em ser o que Ele quer que sejamos”, por isso para sermos perfeitos devemos sempre estar integrados ao que Deus quer para nós. Devemos sempre nos perguntar se estamos vivendo a vontade de Deus e buscar sempre amá-lo, para afastar todo egoísmo de nossa parte.

Padre Raifran Rego de Sousa
Pároco da Paróquia São Sebastião
Vila Boa-GO


Leituras: Tg 2,1-9 / Sl 33 (34)
Evangelho: Mc 8,27-33

Reginaldo Mendonça
Reginaldo Mendonçahttps://diocesedeformosa.com.br/
Criada em 16 de outubro de 1979, é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, sufragânea da Arquidiocese de Brasília. Pertence à província eclesiástica de Brasília e ao Regional Centro-Oeste da CNBB.

Compartilhe

Últimas publicações

36 anos de vida do Pe. Maycon Zaidan (07/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

34 anos de vida do Pe. Kennedy Ferreira (06/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

40 anos de vida do Pe. João Manoel (05/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

44 anos de vida do Pe. Rodrigo Gutierrez (19/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

Últimos comentários

X