Quinta-feira da XX Semana do Tempo Comum
Evangelho – Lucas 1,26-38

Neste dia 22 de agosto, a Igreja celebra a memória de Nossa Senhora Rainha do Céu e da Terra, festa desse Reinado de Maria, a semelhança e em perfeita coincidência com o reino de Jesus Cristo, que não é temporal nem terreno, mas eterno e universal.

Esta festa litúrgica de Nossa Senhora Rainha foi instituída pelo Papa Pio XII em 1954, ao coroar a Virgem na Basílica de Santa Maria Maior, Roma (Itália), no dia 11 de outubro, quando o Papa também promulgou o documento do Magistério da Igreja que fala sobre a dignidade e realeza de Maria, a Encíclica “Ad Caeli Reginam”.
A devoção a Maria, mãe de Deus e nossa mãe é uma realidade presente e, em nossa vida desde a infância, quando aprendemos a rezar a Ave-Maria. Não poderia ser diferente, uma vez que Ela nos aponta e sempre nos conduz a Cristo. “Fazei tudo o que Ele vos disser!” (Jo, 2,5) Quando contemplamos a vida de Maria, dela aprendemos virtudes importantes, como o silencio, perseverança, fortaleza, obediência, confiança e abertura ao projeto de Deus. Em tudo buscou fazer a vontade de Deus. O evangelho de hoje deixa claro para nós, o quanto Maria foi aberta ao projeto de Deus. Confiante no agir do Senhor, disse: Sim!

Quando visitamos os santuários marianos percebemos o quanto Maria é próxima da humanidade. Nota-se que está sempre perto de nós, pode ouvir, pode ajudar. Maria, unida a Deus tem um coração tão grande quanto o coração de Deus, por isso, tão acolhedora e atenta às necessidades da humanidade.

Maria ao acolher Jesus em sua humanidade, ela se torna portadora de Deus, assim podemos dizer que, em nós há espaço para Deus. Deus habita o nosso ser. O batismo nos configura a Cristo. Esta presença de Deus em nós, tão importante para iluminar o mundo na sua tristeza, nos seus problemas, esta presença realiza-se na fé: na fé abrimos as portas do nosso ser, de tal forma que Deus entre em nós, a fim de que Deus possa ser a força que dá vida e rumo a nossa vida.
Em nós existe espaço, abramo-nos como Maria se abriu ao projeto de Deus, dizendo: “Que se cumpra em mim a tua vontade, eu sou a serva do Senhor”. Abrindo-nos a Deus, nada perdemos. Pelo contrário: a nossa vida torna-se rica e grande.

Como Maria, vivamos no dia de hoje a confiança em Deus e a abertura ao seu projeto. Honrando a Maria, rainha do céu e da terra, louvemos a Deus e a grandeza de Nossa Senhora, porque é no rosto dos seus que nós conhecemos quem é Deus.

Salve Maria!

Pe. Pedro Nogueira da Silva Filho
Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima
Água Fria de Goiás