21.5 C
Formosa
terça-feira, 23 abril, 2024 - 03:03 AM

Evangelho NO HOJE (28/03/2020) – João 7,40-53

-

Sábado da 4ª Semana da Quaresma
Evangelho – João 7,40-53

A fé é fazer experiencia de Deus!

Meus queridos irmãos e irmãs, cada vez que medito os Textos Sagrados percebo que realmente “a Palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração” (Heb. 4,12). Atrevo-me a dizer, ainda mais, que essa mesma Palavra Divina é atual e que faz leitura da nossa própria história. E isso, se torna ainda mais evidente na leitura do Evangelho que a Liturgia nos apresenta neste sábado.

De acordo com a passagem do Evangelho de João, “houve divisão no meio do povo por causa de Jesus” (Jo 7,43), pois as pessoas desconheciam ou relutavam em conhecer quem realmente era esse Jesus. Nos dias de hoje, tal situação não é diferente! Infelizmente, muitas pessoas não conhecem à Jesus Cristo, por vezes têm um conhecimento que é superficial, e poucos são aqueles que podem dizer que tiveram ou têm uma experiência pessoal com Nosso Senhor Jesus, ao ponto de dizer palavras semelhantes a dos guardas relatados no Evangelho de hoje: “ninguém jamais falou como este homem” (Jo 7,46).

Quando me refiro que a Palavra de Deus é atual também quero destacar a presença viva de Nosso Senhor Jesus em nosso meio, pois jamais nos abandona e permanece conosco até o final do mundo (cf. Mt. 28,20). E isso, Nosso Senhor Jesus Cristo pode cumprir porque Ele é “aquele que é, que era e que vem” (Ap. 1,8). Aproveitemos a presença viva e atual de Cristo junto a nós para experimentarmos as alegrias em conhece-Lo como Ele realmente é, mantendo um relacionamento constante com Nosso Senhor. Uma fé verdadeira não se sustenta em “ouvir dizer” e sim em fazer experiência em Deus, que é atuante em nosso dia a dia.

Não limitemos nossa fé apenas nos discursos e reflexões sobre o Cristo, busquemos alcançar o verdadeiro encontro, um encontro pessoal, como Nosso Deus e Senhor, Jesus Cristo. Somente assim desapareceram as dúvidas, as discussões, as inquietações a cerca de Nosso Senhor. Somente assim poderemos ter uma fé autêntica e poderemos dizer as mesmas palavras que as pessoas disseram para a samaritana, junto ao poço de Jacó: “já não é por causa da tua declaração que cremos, mas nós mesmos ouvimos e sabemos ser este verdadeiramente o Salvador do mundo” (Jo 4,42).

Que a Virgem Maria, aquela que possibilitou aos homens conhecer o Rosto Humano de Deus, possa interceder por cada um de nós, para que tão logo tenhamos uma fé madura por meio de um expressivo, detalhado e pessoal encontro com Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Que assim seja!

Padre Fláunei Alves Pereira
Em estudos de Direito Canônico na Espanha


Leituras: Jr 11,18-20 / Sl 7 (8)
Evangelho: Jo 7,40-53

Reginaldo Mendonça
Reginaldo Mendonçahttps://diocesedeformosa.com.br/
Criada em 16 de outubro de 1979, é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, sufragânea da Arquidiocese de Brasília. Pertence à província eclesiástica de Brasília e ao Regional Centro-Oeste da CNBB.

Compartilhe

Últimas publicações

36 anos de vida do Pe. Maycon Zaidan (07/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

34 anos de vida do Pe. Kennedy Ferreira (06/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

40 anos de vida do Pe. João Manoel (05/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

44 anos de vida do Pe. Rodrigo Gutierrez (19/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

Últimos comentários

X