O Congresso Missionário ocorreu de 09 à 12 de julho na cidade de Belo Horizonte – MG. Os seminaristas Carlos Neves (2º Ano Teologia) e Igor Leonardo (3º Ano de Filosofia), foram ao Congresso representando a Diocese de Formosa e também o Comise (Conselho Missionário de Seminaristas) do Seminário Maior de Brasília, juntamente com outros 6 seminaristas que estudam em Brasília e somando forças com mais 12 seminaristas de outras dioceses representando o Regional Centro-Oeste.

Este encontro teve a participação de 260 seminaristas advindos de todas as regiões do Brasil. E no geral 300 participantes, entre seminaristas diocesanos e religiosos, reitores de seminários, formadores, bispos e convidados. Com o tema: O Missionário Presbítero para uma Igreja em saída. E o lema: “Ide sem medo para servir” (Papa Francisco). E teve como objetivo: Animar e aprimorar a formação missionária dos futuros presbíteros em vista de um autêntico espírito missionário.

O evento vem sendo preparado há mais de um ano. As POM (Pontifícias Obras Missionárias) juntamente com algumas comissões da CNBB e o Comire (Conselho Missionário Regional) do Regional Leste 2 vem preparando materiais de estudo, material visual, definição de temas e escolhendo conferencistas . A programação do Congresso Missionário girou em torno de quatro palavras motivadoras: caminho, encontro, conversão e envio como Igreja “em saída”. Tudo isso em conformidade com o apelo do papa Francisco.

Entre as conferências dadas, a de grande destaque foi a do Cardeal Dom Cláudio Hummes, com o tema: As interpelações do Papa Francisco sobre a formação do missionário presbítero. 

Após a participação no congresso fica no coração de todos os participantes um ardente desejo de sair em missão e anunciar a alegria do Evangelho de Jesus Cristo a todos os povos. Que o ardor missionário esteja no coração de nossa Diocese de Formosa por meio da entrega total de todo povo de Deus, de nossos seminaristas, religiosos e religiosos, padres e do nosso Bispo. 

Por: Carlos Neves, coordenador do Comise do Seminário Maior de Brasília.