imageSim, o Papa Francisco pode vir mesmo ao Brasil e a Brasília, em 2017. Durante visita da presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Francisco manifestou o desejo de voltar ao país para a comemoração dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida. O Santo Padre iria a Aparecida (SP) e poderia iniciar a visita na capital federal ou passar rapidamente por ela.

“Ele não pode confirmar, porque isso só pode ser feito oportunamente. Mas se depender de vontade ele já estaria lá, com certeza”, disse em entrevista à Rádio Vaticano, dom Sergio da Rocha, arcebispo metropolitano de Brasília e presidente da CNBB. “Com certeza nós esperamos a presença do Papa Francisco na capital federal, afinal é a segunda vez que ele vai ao Brasil”.

Anualmente a presidência da CNBB faz esta visita ao Sumo Pontífice, no Vaticano. Junto a dom Sergio estiveram dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador e vice presidente da entidade, e dom Leonardo Ulrich Steiner, bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da Conferência. Eles encontraram um Papa bem humorado e interessado na realidade brasileira.

“Foi bom demais! Como sempre o Papa Francisco nos recebe de maneira tão cordial, tão fraterna, paterna e materna, porque se trata de um coração generoso demais, misericordioso para com todos – com essa atenção imensa, com essa alegria e simpatia que ele demonstra”, contou dom Sergio.

O encontro com o Papa aconteceu no sábado, 5 de setembro. Até esta quinta-feira, 10 de setembro, a presidência visitou o Vaticano. O principal objetivo da visita é aprofundar a comunhão e o diálogo com a Santa Sé.

A nova presidência da CNBB foi eleita em abril deste ano durante a 53ª Assembleia Geral da entidade, na cidade de Aparecida. Todos os bispos foram escolhidos logo na primeira votação para cada função, superando o número necessário de votos para a eleição.

Redação com Rádio Vaticano