Durante a realização do 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, várias propostas foram apontadas, dentre elas a criação de uma comissão nacional para os Comises. Após momentos de debates e partilhas, se realizou uma reunião com todos os coordenadores de Comises do Brasil. Entre eles estava o seminarista Carlos Neves de nossa diocese que na primeira instância ficou como referencial de toda Região Centro-Oeste do Brasil e em uma segunda reunião foi eleito secretário da Comissão Nacional. 

São novos passos rumo a uma Igreja em saída. E em nossa diocese esse ardor missionário certamente crescerá com esta chama que nasce com a criação desta nova comissão.

Veja abaixo maiores informações:

Congresso cria Comissão para articular os Conselhos Missionários de Seminaristas

Os participantes do 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas aprovaram, na tarde de sábado, 11 de julho, a criação da Comissão Nacional de Articulação dos Conselhos Missionários de Seminaristas (Comises). A proposta veio dos grupos de trabalho realizados no dia 10, no prédio 14 da PUC-Minas.

Para concretizar a proposta, os coordenadores de 27 Comises e seis Conselhos Regionais se reuniram e indicaram um representante de cada Região do país. Os nomes foram unanimemente referendados pelos congressistas.

Para coordenar a primeira Comissão Nacional, foi indicado o seminarista da Arquidiocese de Mariana (MG), João Luiz da Silva (Região Sudeste). A vice-coordenação ficou com Marco Antônio, da diocese paranaense de Jacarezinho (Região Sul). Carlos de Souza, da Diocese de Formosa, no Estado do Goiás (Região Centro-Oeste), foi escolhido para o cargo de secretário. Responsáveis pela comunicação foram aprovados os nomes de Anderson Pereira, da Diocese maranhense de Pinheiro (Região Nordeste) e Josinaldo da Silva, da Diocese de Coari, no estado do Amazonas (Região Norte).

João Luiz agradeceu aos congressistas a escolha de seu nome para coordenar a Comissão e falou de sua expectativa com esse novo órgão criado para animar a vocação missionária dos seminaristas. “O desejo nosso é que o Comise seja presença em todas as dioceses do Brasil. Que todos os congressistas sejamos protagonistas em nossas dioceses desse objetivo”, disse João Luiz.

Segundo o secretário nacional da Pontifícia União Missionária e coordenador do Congresso de Seminaristas, padre Jaime Patias, a Comissão terá como tarefa ajudar na articulação dos Conselhos Missionários nos seminários do Brasil. Ele gostou e aprovou a iniciativa dos seminaristas. “Esta iniciativa, que partiu dos próprios seminaristas mostra que eles estão decididos a avançar no processo de formação missionária mais consistente nos seminários. Isso facilita nosso trabalho feito nos Regionais da CNBB”, avaliou padre Jaime.

Fonte: Pontifícias Obras Missionárias (www.pom.org.br)