Após a aprovação do pedido da CNBB para a restauração do diaconato permanente no Brasil (14 de dezembro de 1970), uma nova esperança surgiu no horizonte de várias dioceses, que viam o diaconato permanente não só como uma ajuda Pastoral considerável, mas acima de tudo, como uma diaconia em favor do Povo de Deus. De fato, na Igreja primitiva o diaconato fora como que um sacramento da dimensão servidora de toda a Igreja. Restaurá-lo era, pois, voltar às fontes e, ao mesmo tempo, concretizar, ao nível de sacramentalidade, todo impulso renovador do Concílio Vaticano II, em vista de uma Igreja ministerial.

Conforme pré – estabelecido nas Orientações de Normas Pastorais da Diocese de Formosa – GO, para o biênio 2013/2014, o Pe. Edimar de Araújo Souza foi eleito como Assistente Eclesiástico para o Diaconato Permanente da diocese. Para o ano de 2015, o mesmo foi convidado pelo Revmo. Sr. Bispo, Dom José Ronaldo Ribeiro, a assumir como Diretor da Comissão Diocesana de Diáconos Permanentes da Diocese de Formosa – GO (CDD / FSA). Com a benção e o apoio do Revmo. Sr. Bispo, Dom José Ronaldo, o Diaconato Permanente na Diocese de Formosa – GO, começará a ser planejado, organizado e refletido. No dia 24 de junho de 2015, Solenidade da Natividade de São João Batista, no Centro Pastoral Dom Victor Tielbeek, em Formosa -GO, houve a primeira reunião da Comissão Diocesana para a formação de Diáconos Permanentes da Diocese de Formosa – GO.

Após ter iniciado com a oração ao Espírito Santo, o Pe. Edimar tomou a palavra e anunciou a fundação da Comissão de Diaconato Permanente da Diocese de Formosa-GO, na data em que a Igreja celebra a solenidade da Natividade de São João Batista, 24 de junho. Dentre alguns assuntos, também foi observado que a mesma Comissão Interina de formação para o Diaconato Permanente da diocese será apresentada ao clero diocesano no Encontro de Atualização do Clero, nos dias 07 a 09 de julho próximos. Fazem parte da CDD Interina: o Pe. Edimar de Araújo Souza (Administrador da Quase Paróquia São José Operário, em Planaltina – GO); a professora Maíza Naves (estará na assessoria pedagógica); e o professor Alaércio Ferreira da Silva (convidado para a CDD).  Rezemos para que o ministério do diaconato permanente, importante serviço na vida da Igreja, seja acolhido em nossa diocese e possa ser instrumento do anuncio da Boa Nova de Jesus Cristo, como tem sido, em tantas dioceses do mundo e também do Brasil. São Lourenço, (padroeiro dos diáconos) rogai por nós!

IMG-20150624-WA0011