A Forania Imaculada Conceição, da Diocese de Formosa, é composta por três cidades e um distrito organizadas em onze paróquias e uma quase paróquia. É o setor que contempla também maior número de vigários, diáconos (transitórios ou permanentes), e seminaristas (no exercício de pastoral). Além disso, é aonde se encontra a Igreja Mãe, a Cúria Diocesana, o Seminário Menor e Propedêutico N. S. d’Abadia e a Residência Episcopal.

Há um misto de realidades, pois enquanto Formosa e Planaltina são consideradas grandes centros urbanos, possuírem muitas paróquias e estarem ligadas mais à, diga-se aqui, exposição (problemática e consequências) da questão do entorno do Distrito Federal. Enquanto que Cabeceiras e Vila Boa são pequenos centros urbanos, e voltadas mais à questão pecuária e/ou agrícola.

Cidades que integram o setor I:

• Formosa
  • Planaltina
  • Cabeceiras
  • Vila Boa
  • Distrito do Bezerra

Total de habitantes do Setor I (2019):

• 225.699 habitantes

Total de Católicos (2010):

• 126.197 Pessoas

Total em Extensão (2018):

• 10.551,245 KM²