Simolândia

É fruto de um ideal. Os pioneiros que ali chegaram tinham o sonho de construir uma nova vida, constituir família, estabelecer vínculos e crescer junto com a cidade.
Em 1988 o distrito de Simolândia é desmembrado de Posse e se torna município.
Fonte: Prefeitura de Simolândia.

Fonte: Prefeitura de Simolândia

Buritinópolis

Tem sua história iniciada por volta de 1950. A população que habitava a fazenda Martinópolis, à margem do Rio Corrente, construiu ponte de acesso a Alvorada, por duas vezes, e, na época da cheia, as águas derrubavam a ponte.

A população, que já tinha a intenção de morar em uma cidade estruturada, se cansou das dificuldades e decidiu mudar para as terras doadas pelos pequenos proprietários da região, às margens do Rio Buriti, por volta de 1975. Foi construída a igreja em louvor de São Francisco Xavier, padroeiro do lugar.

A população morava em barracos de tábuas, que proliferavam no local. Assim, a pequena cidade começou a se desenvolver.

Passou a se chamar Buritis, sendo distrito de Mambaí. Com a emancipação, em 29 de abril de 1992, o município passou a chamar-se Buritinópolis, devido ao Rio Buriti, e como homenagem a Martinópolis.

Fonte: City Brazil

Paróquias