A paróquia Divino Espírito Santo foi fundada no dia 31 de Outubro de 1979, sendo nomeado vigário, o Pe. Francisco Rottier – SSCC. As primeiras celebrações Eucarísticas em Planaltina tiveram início a partir do ano de 1978 e eram presididas pelo Padre Alcides-SSCC. Estas celebrações aconteciam no atual Colégio Estadual (Chiquinha) e eram feitas de dois em dois meses. Em 1978, o então Pe. Epitácio Cardoso Pereira, recém-ordenado, deu início à construção da primeira capela em um terreno doado pelo Sr. Lenir, com mutirão de apenas 17 trabalhadores voluntários e com doações da Alemanha (informações dadas segundo o mesmo) que foram as doações das telhas, onde hoje funciona o atual Centro Pastoral, o que fez com que a comunidade fosse atendida com mais frequência.

“Poucos meses da inauguração, os vidros da mesma foram quebrados. Segundo comentários, teria sido os evangélicos, pois naquela época havia uma guerra paralela entre as duas denominações religiosas. Os evangélicos também já tinham a sua igreja na cidade” (cf. Lembranças de Planaltina – página 21 – Robson José Teles).

Pe. Epitácio deu assistência religiosa durante vários anos mesmo com a dificuldade de loco- moção, sendo substituído, em 1979, pelo Pe. Francisco Rottier – sscc, primeiro padre residente em Planaltina, que foi um trabalhador incansável e dentre as inúmeras obras realizadas es- tão: a construção da creche paroquial, início da construção da igreja matriz e da casa paroquial. Após vários anos de atuação foi transferido para outra paróquia, sendo substituído, em 1989, pelo padre Humberto Luyten – SSCC. Dando continuidade às obras, Pe. Humberto ter- minou a construção da igreja matriz e da casa paroquial. Permaneceu em Planaltina até o ano de 1993, quando foi substituído pelo Pe. Joaquim Geová Ribeiro de Sena Neto. Os padres que se seguiram realizaram grandes obras em prol da comunidade, bem como organizaram pastoralmente toda a paróquia e promovendo o engajamento dos leigos.

Fonte: Mons. Epitácio Cardoso Pereira e Jornal Diaconia setembro, 2001

Paróquia Divino Espírito Santo

Data de criação: 31/10/1979
Endereço.: Quadra 01, S/N – Setor Norte – CEP: 73.751-010 – Planaltina-GO
CNPJ: 01.496.660/0002-59
Pároco: Pe. Darci Neres da Rocha

• Pe. Francisco Gregorius Rottier, ss.cc., pároco – 1979 a 1989
  • Pe. Humberto M. A. Luyten, ss. Cc, pároco – 1989 a 1993
  • Pe. Joaquim Geová Ribeiro de Sena, administrador – 1993 a 1997
  • Pe. Mário Vieira de Brito, vigário – 1994 a 1997
  • Pe. Mário Vieira de Brito, pároco – 1997 a 2001
  • Pe. Valmiro Vieira Lima – vigário – janeiro a junho de 2002
  • Pe. Ângelo Ribeiro de Sena Neto, vigário – agosto a dezembro de 2002
  • Pe. João Bernardino de Assunção, pároco – 2001 a 2007
  • Pe. Tarcísio Bráulio Gonçalves, administrador – setembro de 2007 a janeiro de 2008
  • Pe. Ricardo Hissa El Hanna, vigário – setembro de 2007 a setembro de 2008

• Terço dos Homens;
  • Renovação Carismática Católica;
  • Encontro de Adolescentes com Cristo; Caminho Neocatecumenal; e
  • Movimento de Amizade Cristã.