Formosa
quinta-feira, 25 abril, 2024 - 11:39 AM

Paróquia Santo Antônio

A história parte do sonho de ter a catequese na comunidade da Barrolândia, através de uma pessoa, que já era envolvida com eventos da catequese da Igreja Matriz, e a pessoa informou que se disponibilizaria e formou uma turma. Suas aulas eram realizadas em uma escola onde era cedida através de favores. Como nem sempre o espaço era liberado, algumas vezes não era possível realizar a catequese. Vendo essa necessidade de um local apropriado em vista das dificuldades enfrentadas, os pais dos próprios alunos locaram uma sala na comunidade e, em seguida foi solicitado ao Padre Joaquim e Padre Mário, da matriz Divino Espirito Santo, um Padre para realizar periodicamente missas na comunidade.

A partir daí ficou combinado com o Padre para celebrar a Santa Missa aos sábados, depois disso que então foi criado algumas pastorais para as atividades de evangelização. Após um ano em espaço alugado, foi visto que já não comportaria a quantidade de pessoas para a celebração.

Desta forma, foi decidido através de reunião entre moradores um local para construção de uma capela. Assim realizada, em meados de 1998 foi construída com doações e mão de obra dos próprios moradores, a Capela Santo Antônio. No período chegaram às irmãs franciscanas para auxiliar a capela, e realizando trabalhos sociais, fundando então o Espaço Vida Nova. Não tendo apoio necessário pelos governantes a fundação não teve continuidade.

Com a chegada do Pe. Francisco Keison Torres de Lima a caminhada em direção a elevação da paróquia se tornou mais intensa. Com o empenho do padre na criação de movimentos e pastorais, foi construído a casa Paroquial com um CD lançado pelo padre.

E no ano de 2015 foi elevado a Quase-paróquia, e em 2016 Paróquia, com o Pe. Keison como pároco, continuando o trabalho de evangelização, assim como outros padres que ali passaram.

Fonte: Pe. Francisco Keison Torres de Lima e João Venceslau

No dia 26 de dezembro de 2019, Dom Adair José Guimarães, bispo diocesano, nomeia o Frei Nicolau (Stanistaw Mikotajczuk), OFMConv como pároco desta paróquia. Sua Posse foi no dia 01 de fevereiro de 2020, às 19h na Igreja Matriz de Santo Antônio.

No dia 28 de fevereiro de 2022, Dom Adair transfere Frei Nicolau e elege no dia 04 de março o Pe. Jesus Joaquim de Sousa como administrador paroquial.

Fonte: Departamento Diocesano de Comunicação Social

Paróquia Santo Antônio

Data de criação: 2016
CNPJ: 01.496.660/0037-89
Endereço: Rua 50, Lote 11 – Brasilinha Sul, CEP: 73.751-460 – Planaltina-GO
Contato: (61) 9 9369-4491
Adm. paroquial: Pe. Rodrigo Gutierez Stabel
Diácono Permanente: Francisco Olegário

Clique aqui e acesse o facebook da paróquia

Padres

• Pe. Francisco Keison Torres de Lima;
  • Pe. Eliton Rodrigues Cardoso (Pe. Zuis);
  • Pe. Marcos Antônio Oliveira Carvalho;
  • Pe. Iron Rodrigues de Oliveira.
  • Fr. Nicolau (Stanistaw Mikotajczuk), OFMConv.
  • Pe. Jesus Joaquim de Sousa

Capelas | Comunidade | Festejos

• Nossa Senhora Mãe dos Imigrantes – Imigrantes;
  • São Francisco de Assis – Mutirão;
  • Santa Catarina de Alexandria – Nova Goa;
  • Nossa Senhora Aparecida – Nova Petrópolis;
  • Mãe Rainha Três Vezes Admirável – Bela Vista II;
  • Nossa Senhora Aparecida – São Gabriel;
  • Nossa Senhora das Graças; e
  • Comunidades assistidas – Bauzinho, Lapa, Loteamento Santa Maria, Bela Vista I, Canjica.

Pastorais e Movimentos

• Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística;
  • Pastoral da Liturgia;
  • Pastoral de Coroinhas e Acólitos;
  • Pastoral do Dízimo;
  • Pastoral da Catequese;
  • Pastoral dos Músicos;
  • Terço dos Homens;
  • Terço e Novena Filhos do Pai Eterno;
  • Grupo de Oração da RCC; e
  • Missão Católica Lugar de Adoradores.

Momentos da Paróquia