22 C
Formosa
terça-feira, 19 março, 2024 - 00:04 AM

DIRETRIZES PARA PASTORAL DOS SEMINARISTAS

-

  1. Para o estágio pastoral, o seminarista será ajudado a conhecer a realidade da paróquia antes de exercer suas atividades; deve ainda ser orientado, educado e incentivado para melhor executá-las.
  2. De preferência, o estágio pastoral se desenvolva em equipe de dois seminaristas, qualquer que seja o grau de experiência ou estudo, para facilitar o diálogo, a troca de experiência e o aprendizado.
  3. O seminarista deverá ter abertura, docilidade e respeito no estágio pastoral.
  4. É importante que ele adquira experiência em diversas áreas pastorais; que esteja aberto às diferentes realidades eclesiais e espirituais. Será acompanhado do padre ou equipe de pastoral. É muito importante o contato com as famílias e as pastorais sociais. É fundamental que seja educado para aprender a trabalhar com situações adversas e saiba aceitar as mudanças necessárias.
  5. Deve-se evitar que o seminarista assuma atividades que competem ao padre e aos leigos; sua função é acompanhar, orientar e crescer junto, respeitando as lideranças locais e colaborando para a sua formação.
  6. O seminarista impedido por qualquer motivo de ir à pastoral, deverá obter a autorização do seu padre responsável.
  7. Um cargo de coordenação só poderá ser assumido por um seminarista conforme as necessidades da paróquia, por sua competência, possibilidades e pela confiança que desperta no padre.
  8. A paróquia que recebe seminarista para o estágio pastoral assumirá os gastos com alimentação, oferecerá hospedagem na casa paroquial, uma ajuda de custa de 10% do salário mínimo, mais os gastos com as viagens.
  9. O padre que recebe seminarista para o estágio pastoral esteja em sintonia com as diretrizes, orientações e projeto formativo dos seminários e da diocese e tenha condições necessárias de acompanhá-los.
  10. O estágio compreende dois anos em cada paróquia ou área específica.
  11. O seminarista do propedêutico não tem obrigações com o estágio pastoral: segue as orientações do Seminário Nossa Senhora d’Abadia.
  12. Os seminaristas da filosofia e teologia, além do estágio pastoral normal durante o ano letivo, farão um estágio de férias, conforme o projeto do Conselho de Formação.
  13. A pastoral de férias terá no máximo 15 dias. A paróquia que acolher o seminarista assumirá os gastos com a sua alimentação, hospedagem e transporte, além de uma ajuda de custo de 20% do salário mínimo.
  14. Os seminaristas realizarão, conforme as necessidades, no final de cada ano uma missão popular, de preferência nas paróquias onde serão celebradas as ordenações diaconais e sacerdotais, não excluindo a possibilidade de outras paróquias.
  15. O padre que acolher os seminaristas para a missão popular se responsabilizará pela despesa de transporte dos mesmos, alimentação e hospedagem.
  16. O pároco que acolher seminarista para o estágio pastoral deve se conscientizar que a experiência antes de tudo favorece a sua formação. Por isso, é preciso evitar aquelas práticas pastorais que possam prejudicar de alguma forma a sua formação.
  17. É fundamental ao seminarista que estiver iniciando o seu estágio pastoral, não fazê-lo individualmente e nem assumir compromissos além de sua experiência e preparação.
  18. Não é formativo que um seminarista realize sozinho práticas pastorais na Semana Santa, em comunidades, onde é privado da Eucaristia e sem o acompanhamento de um sacerdote.
  19. A saída para a pastoral se dá a partir das 13h 30m, aos sábados e o retorno ao Seminário é no domingo no tempo hábil para o jantar às 19 horas. Os diáconos retornam na segunda-feira para o almoço.
  20. As férias são muito importantes para a formação do seminarista: é fundamental a sua integração na família, na paróquia de origem e na sociedade. Deve conciliar a sua oração, leituras, com um merecido descanso.
  21. Todas as orientações indicadas neste documento devem ser estudadas pelos padres e seminaristas no início do estágio pastoral.
Diocese de Formosa-GO
Diocese de Formosa-GO
Criada em 16 de outubro de 1979, é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, sufragânea da Arquidiocese de Brasília. Pertence à província eclesiástica de Brasília e ao Regional Centro-Oeste da CNBB.

Compartilhe

Últimas publicações

NOTA DE PESAR

"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá" (João 11,25).A Diocese de Formosa, por meio...

Formação dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística – MESCE

“Então Jesus declarou: "Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá...

40 anos de vida do Pe. Joacir d’Abadia (03/03)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

08 anos de ordenação diaconal do Diác. Permanente Francisco Donizete (12/03)

“Por isso, instituem um grupo de homens sábios e piedosos, que devem ser responsáveis por servir, cuidar e ajudar os que mais necessitam.” (At,1-6) No...

Últimos comentários

X