Tem sua história iniciada por volta de 1950. A população que habitava a fazenda Martinópolis, à margem do Rio Corrente, construiu ponte de acesso a Alvorada, por duas vezes, e, na época da cheia, as águas derrubavam a ponte.

A população, que já tinha a intenção de morar em uma cidade estruturada, se cansou das dificuldades e decidiu mudar para as terras doadas pelos pequenos proprietários da região, às margens do Rio Buriti, por volta de 1975. Foi construída a igreja em louvor de São Francisco Xavier, padroeiro do lugar.

A população morava em barracos de tábuas, que proliferavam no local. Assim, a pequena cidade começou a se desenvolver.

Passou a se chamar Buritis, sendo distrito de Mambaí. Com a emancipação, em 29 de abril de 1992, o município passou a chamar-se Buritinópolis, devido ao Rio Buriti, e como homenagem a Martinópolis.

Fonte: City Brazil

No dia 03 de dezembro de 2022, às 10h, memória de São Francisco Xavier, Dom Adair José Guimarães, bispo diocesano, eregiu a Paróquia São Francisco Xavier. Evento realizado na quadra de esportes da cidade, com a participação de numerosos fieis, autoridades locais e os padres: Diomar, pároco da par. Nossa Senhora Aparecida em Simolândia; Edimar, pároco da par. Nossa Senhora da Guia em Alvorada do Norte e vigário forâneo; Frederico, pároco da par. Santa Catarina de Sena em Damianópolis; Adenailton, pároco da par. Imaculada Conceição em Mambaí; Ailson, pároco da par. São Sebastião em Nova Roma; Carlos Neves, pároco da par. São João Batista em Divinópolis de Goiás, cerimoniou a Santa Missa; Joaquim, pároco da par. São Domingos de Gusmão em São Domingos; Daniel, pároco da par. Sant’Ana em Posse; e Darci, pároco da par. Divino Espírito Santo em Planaltina de Goiás e chanceler do bispado.

No mesmo evento, o bispo diocesano, deu posse ao seu primeiro pároco: Pe. Wagner Teixeira de Moura.

Fonte: Departamento Diocesano de Comunicação Social

Paróquia São Francisco Xavier

Data de criação: 03/12/2022
CNPJ: 01.496.660/0044-08
Endereço: Rua São Francisco Xavier, Qd 17, APM2º, CEP: 73975- , Centro – Buritinópolis-GO
Contato: (62) 9 9886-0123 / (62) 9 9889-8146
Pároco: Pe. Wagner Teixeira de Moura

Acesse a página da Paróquia no facebook, clicando aqui.

Capelas | Comunidades | Festejos

• Capela Santa Rita de Cássia: Santa Rita