Formosa
terça-feira, 19 março, 2024 - 08:04 AM

Paróquia Nossa Senhora Aparecida

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida começou em um terreno que se localiza ao lado de uma escola, que hoje é o Colégio Professora Sueli Maria Nichetti. Foi no grupo escolar proveniente do que hoje é colégio, que ocorreu a primeira Santa Missa do Distrito.

Esse terreno era o que os mais antigos usavam como expressão um “espolde”, que é mesmo que terra sem documento, sem procedência, sem escritura, mas foi ali que começou a história da paróquia.

A padroeira do Bezerra é nada mais nada menos que a mãe de Deus e nossa, à Virgem Maria, e essa devoção começou em um belo dia o Padre Alcides Raimundo, que era um dos padres que na época atendia o Bezerra, levou uma bela imagem de Nossa Senhora Aparecida, no ano de 1971 segundo registros, e nesse mesmo ano ocorreu à primeira festa em louvar a Virgem Santíssima. Sendo que o primeiro ano da festa foi realizado na antiga escola.

A partir daí, como já vinha acontecendo os trabalhos de evangelização, continuaram com a comunidade e com os padres que atendiam lá, que no decorrer do tempo foram melhorando o atendimento onde já passou a ser uma vez por mês.

A paróquia do Distrito já pertenceu a Catedral por um tempo, contudo passou a pertencer a Paróquia São José Operário em Formosa. Alguns dos padres mais antigos que passaram por lá foram: Pe. Alcides, Pe. Tomas, Monsenhor Epitácio, Pe. Humberto, Pe. Ivo que tomou conta do que na época era capela aproximadamente por dois anos: 2014 a 2016, e o Pe. Luiz Gonzaga.

E foi com Pe. Luiz Gonzaga no dia 08 de Março de 2015, durante celebração da Santa Missa, às 19h na Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida no Distrito do Bezerra, presidida pelo 4º Bispo Diocesano, Dom José Ronaldo, que nomeou o padre como administrador da Quase-paróquia.

No dia 25 de setembro de 2016 durante a celebração da Santa Missa às 10h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Aparecida, Dom José Ronaldo elevou-a em Paróquia, nomeando Padre Luiz Gonzaga como seu primeiro pároco.

Fonte: Maria da Glória e Secretaria Paroquial

Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Data de criação: 25/09/2016
CNPJ: 01.496.660/0035-17
Endereço: Praça do Estudante, s/n, CEP: 73.817-000 Distrito do Bezerra, Centro – Formosa-GO
Contato: (61) 9 9979-9912
Pároco: Pe. Francisco Keison Torres de Lima

Padres:

• Pe. Luiz Gonzaga Evangelista – 25/09/2016 a 17/12/2017
  • Pe. Ivo Ornelas Dourado – 18/12/2017 a 31/01/2021

Capelas | Comunidade | Festejos

• Capela Nossa Senhora da Guarda – Comunidade do Barreiro;
  • Capela Santo Antônio – Projeto Santa Cruz;
  • Capela Santo Antônio – Comunidade Santo Antônio dos Alves;
  • Capela São José – Comunidade São João dos Gonçalves;
  • Capela Santo Antônio Xavier – Comunidade Santo Antônio; e
  • Capela Rainha da Paz – Comunidade do Bonito.

Pastorais e Movimentos

• Pastoral do Dízimo;