Formosa
terça-feira, 19 março, 2024 - 07:00 AM

Paróquia São Sebastião

A Igreja São Sebastião era uma pequena capela feita de taipa e cobertura de palha cercada de cerrado por todos os lados. A referida Capela era usada para as orações da comunidade e raramente recebia a visita do padre que celebrava a Santa Missa. A pequena capela resistiu por vários anos até ser demolida e em seu lugar surgiu uma pequena Igreja, porém de melhor qualidade.

Com o crescimento do bairro e com a chegada dos Padres dos Sagrados Corações, se percebeu a necessidade de aumentar o referido templo, transformando-o em uma belíssima Igreja. Isso aconteceu entre os anos de 1957 a 1959 e teve como construtor o Pe. Tiago Leigen auxiliado pelo Pe. Reinaldo Bosmam, que foram também os primeiros a dar uma assistência efetiva. Durante este período, ou seja, no dia 10 de fevereiro de 1989 a referida capela foi elevada à categoria de Paróquia e teve como seu primeiro pároco o Pe. Henrique Leijen.

De 1990 até 1991 o Pe. José Willems reassumiu a Paróquia, que passou aos cuidados do Pe. João Bernardino de Assunção, que esteve à frente da comunidade até 10 de fevereiro de 2001. Período esse que não existia ainda salão paroquial e até mesmo uma residência paroquial, e o padre na época residia em uma casa alugada na Rua 10, até construir a casa paroquial.

Fato curioso ocorrido no tempo em que padre João Assunção era pároco foi a queda da casa paroquial, cuja narrativa é feita pelo clérigo: “No dia em que construímos a casa paroquial, construímos o telhado, por volta de 14hs e logo em seguida veio uma chuva muito forte e a casa caiu todinha ficou um monte de entulho, não ficou pedra sobre pedra, e no outro dia o evangelho era o homem que construiu a casa sobre a areia”.

Numa investigação posterior ficou comprovado que o pedreiro estava desviando o cimento, deixando a casa com uma sustentação mais fraca usando menos cimento que o necessário e depois vendendo o cimento para a própria paróquia, que desconhecia a prática.

Outra dificuldade vivida pela comunidade foi o embargo da matriz devido ao eminente risco de queda do telhado, por causa de cupins que corroeram a madeira e, também, a idade da igreja que era bem antiga – a obra foi feita entre 1955 e 1960 – e nunca tinha passado por nenhuma reforma. Nesta época, as celebrações foram no C.T.G – Querência de Formosa, cedido pela colônia gaúcha. A obra de restauração foi avaliada em cerca de 50.000,00, verba arrecadada com eventos e a colaboração dos paroquianos, com orações, trabalho e plena dedicação.

Fonte: Pascom São Sebastião e Pe. João Bernardino de Assunção

No dia 22 de junho de 2018, Dom Paulo Mendes Peixoto, administrador apostólico sede plena, anuncia a transferência do pároco e vigário paroquial e nomeando o Pe. Rosemberg Batista Lopes como pároco e o Pe. Francisco Keison Torres de Lima como vigário. A posse do Pe. Rosemberg foi no dia 13 de setembro de 2018, quinta-feira, às 19h, celebrada por Dom José Aparecido, nomeado vigário geral da diocese. Pe. Keison foi empossado no dia 05 de agosto de 2018, domingo, às 9h, celebrada pelo Pe. Hélio Cordeiro, coordenador do setor I da diocese.

Fonte: Pascom diocesana

Data de criação: 10/02/1989
CNPJ: 01.496.660/0009-25
Endereço: Av. João Isper Gebrim, 825, Formosinha, CEP: 73.813-210 – Formosa-GO
Contato: (61) 3642-2712 / (61) 9 9863-1785
Pároco: Pe. Fláunei Alves Pereira
Vigário: Pe. Raifran Rego de Sousa
Vigário: Pe. Kennedy dos Santos Ferreira
Diácono transitório: Marcos Willian

Acesse a página da Paróquia São Sebastião, no facebook, clicando aqui.

Padres

• Pe. Henrique Leijem;
  • Pe. José Williams;
  • Pe. João Bernadino de Assunção;
  • Pe. Ary Ramos Filho;
  • Pe. Vicent Bélanger;
  • Pe. Jacinto Kryszk;
  • Pe. Eliton Rodrigues Cardoso;
  • Pe. Jair Fernandes Valente;
  • João Manoel Lopes;
  • Pe. Hailson Ferreira de Castro – Vigário;
  • Pe. Marcos Antônio Rodrigues Carvalho;
  • Pe. Rosemberg Batista Lopes; e
  • Pe. Francisco Keison Torres de Lima – Vigário.

Pastorais e Movimentos

• Pastoral da Esperança;