A comunidade de Santa Luzia existe há mais de 30 anos, antes mesmo do Parque da Colina ser bairro da cidade de Formosa. Sob a administração e pastoreio de Dom Victor Tielbeek, a capela construída foi dedicada a Santa Luzia, e a partir daí as ruas e o próprio bairro começaram a ser formados e povoados.

A igreja foi construída entre os anos de 1985 a 1986, pelo Frei Mauricio, em um terreno doado pela prefeitura. Ele quem realizava a maior assistência, em termos de celebração, e uma vez por mês tinha a presença do Padre Tomaz.

Participavam das celebrações alguns seminaristas da época que vinham ajudar, como Ivo Ornelas, Jarbas Gomes e Dilmo Franco, hoje sacerdotes. Com a saída do Frei Mauricio, Pe. Tomaz entregou a chave da igreja à dona Maria do Carmo para cuidar e assim permaneceu por um longo período. Após a saída de Pe. Tomaz, Maria do Carmo permaneceu a serviço da Igreja de Santa Luzia até a época da chegada do Padre Luiz Gonzaga Evangelista, como pároco da paróquia São José Operário. Antes do Padre Luiz, tivemos outros padres como o saudoso Padre Humberto, já falecido.

Por um período de 30 anos permaneceu como capela da Paróquia São José Operário. Já no ano de 2015 a Capela Santa Luzia, passou a ser Quase Paróquia, mas precisamente no dia 10 de agosto. E finalizando esse processo foi elevada à paróquia, no dia 04 de agosto de 2016, em uma cerimônia realizada pelo bispo diocesano Dom José Ronaldo Ribeiro e nomeando como pároco o Pe. Inácio Maria da Veiga OSB, sendo ele monge, do Mosteiro Nossa Senhora da Ternura. Em seguida o Pe. Inácio passou a administração da paróquia ao seu companheiro de mosteiro Pe. Miguel Maria OSB. No dia 17 de dezembro de 2017 o então bispo diocesano, Dom Ronaldo, deu posse ao Pe. Luiz Gonzaga Evangelista como pároco desta paróquia. Após meses de dificuldades como pároco, devido a sua saúde e problemas nos joelhos, Pe. Luiz entrega a paróquia ao administrador apostólico Dom Paulo Mendes Peixoto. Precisamente no dia 25 de dezembro de 2018.

Fonte: Raimunda Ribeiro dos Santos Santana

No dia 22 de dezembro de 2018, o administrador apostólico sede vacante da diocese de Formosa, Dom Paulo Mendes Peixoto, nomeia o Pe. Joacir Soares d’Abadia como administrador paroquial da Paróquia Santa Luzia.

No dia 15 de Janeiro de 2019 o Pe. João Manoel Lopes, vigário geral da diocese de Formosa, dá posse ao Pe. Joacir Soares d’Abadia, pároco da paróquia São José Operário em Formosa, como Administrador Paroquial da Santa Luzia.

No dia 27 de fevereiro de 2019 o administrador paroquial, Pe. Joacir d’Abadia, dá posse ao Pe. Denis Rodrigues Santana como vigário paroquial da Santa Luzia.

No dia 04 de julho de 2019, o bispo diocesano, Dom Adair José Guimarães, visitou a Capela Nossa Senhora Rainha da Paz e proferiu a bênção do cruzeiro durante a missa. Estiveram presentes um bom número de fiéis, paroquianos e ao final a presença do administrador paroquial Pe. Joacir d’Abadia. Após a celebração foi servido uma galinhada a todos os presentes.

No dia 24 de julho de 2007, o bispo diocesano, Dom Adair José Guimarães, presidiu celebração eucarística no terreno da futura Capela de São Cristóvão no novo bairro, Jardim Europa. Estiveram presentes vários paroquianos, seminaristas e o administrador paroquial Pe. Joacir d’Abadia. Missa celebrada a luz de gerador de baixo de tenda. Iniciando com carreata saindo do setor Padre José com muita oração e alegria dos fiéis. Vale ressaltar que são quatro lotes em uma quadra central do bairro, sendo dois deles doados pela cúria diocesana. Igreja esta que será construída a réplica da primeira Catedral de Formosa.

No dia 06 de setembro de 2019, Dom Adair José Guimarães, bispo diocesano, nomeia o Pe. Denis como pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Colinas do Sul-GO, sendo empossado no dia 26 deste mesmo mês e ano. O Pe. Hélio Cordeiro, formador do seminário maior Nossa Senhora de Fátima em Brasília-DF, ficará ajudando o Pe. Joacir nas celebrações do final de semana.

Fonte: Pascom diocesana


Paróquia Santa Luzia

Fotografia: Pascom da Santa Luzia

Data de criação: 04/08/2016
CNPJ: 01.496.660/0038-60
Endereço: Av. Engenheiro Flávio Dias, S/N, CEP: 73.808-072, Parque da Colina – Formosa-GO
Contato: (61) 3631-0454
[email protected]
Administrador Paroquial: Pe. Joacir Soares d’Abadia


Padres:

  • Dom Inácio Maria da Veiga OSB;
  • Dom Miguel Maria OSB;
  • Pe. Luiz Gonzaga Evangelista – 17/12/2018 a 25/12/2019;
  • Pe. Denis Rodrigues Santana – Vigário Paroquial – 27/02/2019 a 26/09/2019.

Capelas | Comunidades | Festejos

  • Capela Rainha da Paz: Bela Vista;
  • Comunidade São Cristóvão: Netinho, Jardim Europa e Padre José (Escola Municipal Eduardo de Sousa);
  • Comunidade Santa Terezinha do Menino Jesus: Nova Formosa (Escola Municipal Orlandina de Castro).

Horários de Missas

Matriz:
Terça, quarta e sexta-feira -> 19h30
Na quarta-feira inicia às 15h com adoração ao Santíssimo Sacramento, atendimento de confissões e direção espiritual.
Domingo -> 7h30 e 19h30

Todo dia 13 de cada mês Missa Devocional a Santa Luzia

Programação:
14h – Exposição do Santíssimo Sacramento e reza das mil ave-Marias;
15h – Atendimento de confissões e direção espiritual;
19h30 – Santa Missa Devocional com a bênção das vistas;
21h – Festa Social.

Capela Rainha da Paz:
Quinta-feira -> 19h30
Domingo -> 17h30

Comunidade São Cristóvão:
Sábado -> 16h30

Comunidade Santa Terezinha do Menino Jesus:
Domingo -> 9h30


Pastorais e Movimentos

  • Pastoral da Catequese;
  • Pastoral da Liturgia;
  • Pastoral de Música;
  • Pastoral da Comunicação;
  • Pastoral do Dízimo;
  • Pastoral Familiar;
  • Pastoral da Acolhida;
  • Pastoral das Ostiárias;
  • Pastoral do Batismo;
  • Pastoral Vocacional, Acólitos e Coroinhas;
  • Ministros da Eucaristia e da Palavra;
  • Renovação Carismática Católica;
  • Conferências Vicentina;
  • Apostolado da Oração; e
  • Legião de Maria.

Momentos da Paróquia

Este slideshow necessita de JavaScript.


Clique aqui e acesse o facebook da Paróquia Santa Luzia