Foi construída pelos padres conventuais de Niquelândia, seu atendimento era feito pelos frades franciscanos conventuais da Paróquia São José em Niquelândia da diocese de Uruaçu. Com a saída dos Padres conventuais de Uruaçu, também do Santuário do Muquém, a capela Sagrado Coração de Jesus passou a pertencer à Paróquia Nossa Senhora das Graças de Alto Paraíso-GO, e durante muito tempo foi atendida pelo padre Waldson e logo depois pelo Padre João Bernardino de Assunção, que logo ao chegar em Alto Paraíso tinha por objetivo elevar à capela Sagrado Coração de Jesus a paróquia.

Durante três anos e meio o Padre João atendeu a capela Sagrado Coração de Jesus e as demais capelas do município de Colinas do Sul. Logo então começou a preparar a comunidade para ser Paróquia, construindo a casa paroquial, que até então estava apenas começada pelo padre Waldson.

Após a conclusão da casa paroquial, arrumou toda a documentação e encaminhou para o conselho da diocese pedindo que lá fosse elevado a paróquia e designasse um padre para lá. Em 2009, foi criada a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, tendo como o primeiro pároco Padre Edimar. A área que a paróquia atende contém poucas capelas, as quais são pequenas e distantes, como Rio Preto e Vila Borba, que chegam a quase 100 km de distância.

Fonte: Pe. João Bernardino de Assunção

Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Data de criação: 26/12/2009.
Endereço: Rua dos Colonizadores, Qd. 18 Lt. 20 St. 03 – Colinas do Sul-GO.
Pároco: Pe. Denis Rodrigues Santana

• Pe. Edimar Araújo – Pároco