Formosa
terça-feira, 19 março, 2024 - 08:19 AM

Paróquia Santa Rosa de Lima

Já existia uma vida pastoral ativa organizada pelo Pe. Alcides e pelas Irmãs missionárias de Nossa Senhora das Dores, cuja superiora era a Ir. Cristina. Entre os movimentos pastorais existentes aqui estavam a Liga Católica, o Apostolado da Oração, a Legião de Maria e a Cruzada Eucarística. Pe. Alcides residiu nessa comunidade entre os anos de 1965 a 1970, ocasião da tomada de posse de Pe. Lamberto.

Passaram por aqui duas congregações religiosas: as Missionárias de Nossa Senhora das Dores e as Franciscanas Missionárias de Maria. A colaboração das irmãs foi fundamental para a construção material e espiritual da paróquia, que promoveu a formação humana, promoção social e a catequese. Elas eram enfermeiras, professoras e davam cursos de corte e costura.

Houve muitos benfeitores, entre eles figuram-se José Dourado, Gil Brandão, José Higino, Filisbino, Telma Queiroz, Eustáquio Ferreira de Noronha, Amélio da Costa Muniz, que promoveram a construção da casa paroquial que não existia quando Pe. Lamberto chegou, e a casa onde as irmãs residiram por muitos anos, entre outras obras. Houve também, na década de sessenta, a participação dos padres redentorista.

Na época de sua fundação até a chegada de outro padre, houve um grande crescimento em sua comunidade católica. Enfim, a Igreja ficou pequena para abrigar todos os fieis. Quanto tomou posse, o Padre Marcos juntamente com a comunidade trabalhou arduamente, com bingos, leilões e doações das pessoas da comunidade, para arrecadar fundos iniciar a construção da paróquia.

As obras foram iniciadas, porém nas fundações ocorreu um pequeno problema devido questões com o terreno, onde foi necessário ser bem reforçadas para que não houvesse rachaduras no futuro.

Fonte: Jornal Diaconia, e Padre Marcos Antonio Rodrigues Carvalho

No dia 22 de agosto de 2019, Dom Adair José Guimarães, bispo diocesano, dedicou a Igreja matriz de Santa Rosa de Lima e Consagrou o Altar. Foi introduzido no altar a relíquia (pedaço de osso) de São Fidélis de Sigmaringa.

Fonte: Pascom diocesana

Paróquia Santa Rosa de Lima

Data de criação: 20/12/1970
CNPJ: 01.496.660/0003-30
Endereço: Rua Salomão Felipe, 193, Centro, CEP: 73.870-000 – Cabeceiras-GO
Contato: (61) 3636-1376 / (61) 9 9983-5512
Pároco: Pe. Adão Soares de Sousa

Padres

• Pe. LambertoVerrijt, SS.CC.;
  • Pe. Bernardus Hendrikus Wiihelmus Van Meijel SS.CC.;
  • Pe. José Ribeiro Leopoldino;
  • Pe. Humberto M. A. Luyten SS.CC.;
  • Pe. Sílvio Albertário;
  • Pe. Daniel de Paula Rosa;
  • Pe. Marcos Antônio Rodrigues Carvalho;
  • Pe. Alexandre Henrique Nunes Ferreira;
  • Pe. João Manoel Lopes; e
  • Pe. Fláunei Alves Pereira.

Capelas | Comunidades | Festejos

• Encontro de Casais com Cristo;
  • Catequese de Casais;
  • Pastoral Catequese de Casais; e
  • Grupo de Oração Kairós.

Momentos da Paróquia

Clique aqui e acesse o facebook da Paróquia