Formosa
terça-feira, 19 março, 2024 - 05:27 AM

Paróquia Santo Expedito

Os trabalhos de evangelização no Parque Lago começaram na época da chegada do padre João Bernardino de Assunção na Paróquia São Sebastião no ano de 1996 com as missas dominicais às 10hs, mesmo com poucas famílias no local, pois ainda era começo de povoamento do bairro. Posteriormente o Padre Ary Ramos deu ao local como padroeiro Santo Expedito.

Mesmo com a grande área pastoral que o padre precisava atender, que seria todas as outras comunidades que na época pertenciam a paróquia, como: Capela São Benedito – Bairro São Benedito, Pantanal; Capela Nossa Senhora de Fátima – Village, São Francisco de Assis; Capela São João Batista – Jardim Califórnia; Capela Santo Antônio – Santo Antônio Xavier; Povoado Barreiro (Barreirão); Capela Santa Rosa de Lima, Santa Rosa; Destilaria Brasil Central e inclusive Flores de Goiás onde ficou como administrador paroquial, e o atendimento se estendia também as capelas rurais. Assim, o padre percorria grandes áreas todos os finais de semana, totalizando, inclusive, seis missas dominicais em locais diferentes.

Elevada à categoria de Paróquia em 31 de julho de 2017 e a posse do novo pároco, o Padre João Assunção começou um trabalho ardoroso de estruturação da paróquia para dar uma evangelização mais sólida, e de forma digna para a comunidade. Trabalho esse em longo prazo, pois a paróquia tem uma realidade econômica mais pobre, dificultando esse crescimento o que forma a caminhada paroquial ainda mais bonita, com a doação e o empenho de todos.

Quanto a Santo Expedito as missas eram celebradas durante um tempo em casas, mas depois se conseguiu uma escola, chamada Walda de Miranda, e assim foram durante dezoito anos. O Pe. João Assunção após designado a estruturar a paróquia viu que era necessário local apropriado para uma igreja matriz e alugou um galpão para o qual levou a sede paroquial, onde atualmente são as celebrações também de forma provisória, onde funcionam também a sacristia, capela do santíssimo. Também foi alugada uma casa para ser usada como secretaria paroquial, e a escola continua a auxiliar a paróquia na forma de disponibilizar o prédio para catequese, educando a comunidade na fé.

Fonte: Padre João Bernardino de Assunção e Joeli Vieira de Brito

No dia 20 de dezembro de 2018, Dom Paulo Mendes Peixoto, administrador apostólico sede vacante da diocese de Formosa, nomeia o Padre Éliton Rodrigues Cardoso (Zuis) como vigário paroquial. Sua posse foi no dia 03 de fevereiro de 2019, às 8h, celebrada pelo Pe. João Assunção.

No dia 20 de fevereiro de 2019, Dom Paulo Mendes Peixoto, administrador apostólico sede vacante da diocese de Formosa, concede licença ao Pe. João Bernadino de Assunção, pároco desta paróquia, para uma experiência pastoral na arquidiocese de Florianópolis-SC. Nesta mesma data nomeou o Pe. João Manoel Lopes como administrador paroquial.

No dia 11 de março de 2018, na missa das 19h, Dom Paulo Mendes Peixoto, administrador apostólico sede vacante da diocese de Formosa, empossa o Pe. João Manoel Lopes como administrador paroquial.

No dia 22 de dezembro de 2019, na missa das 18h, Dom Adair José Guimarães, bispo diocesano, deu posse ao Padre Ozias Welliton Correia Xavier como pároco desta paróquia.

Fonte: Pascom diocesana

Paróquia Santo Expedito

Data de criação: 30/07/2017
CNPJ: 01.496.660/0042-46
Endereço: Avenida Central, Qd 60 Lt 04, Parque Lago, CEP: 73.013-801 – Formosa-GO
Contato: (61) 3642-4114 / 9 9690-0003
Pároco: Pe. Ozias Welliton Correia Xavier

Acesse a página da Paróquia Santo Expedito, no facebook, clicando aqui.

Padres:

• Pe. João Bernadino de Assunção, pároco – de 31/07/2017 a 20/02/2019
  • Pe. João Manoel Lopes, administrador – 11/03/2019 a 22/12/2019
  • Pe. Éliton Rodrigues Cardoso (Zuis), vigário – 03/02/2019 a 22/12/2019

Capelas | Comunidade | Festejos

São Benedito – Bairro São Benedito;
Nossa Senhora de Fátima – Village.

Pastorais e Movimentos

• Pastoral da Liturgia;