22 C
Formosa
terça-feira, 19 março, 2024 - 01:43 AM

Paróquia Nossa Senhora das Graças

A paróquia foi criada em 1962 com o desmembramento da Paróquia Sant’Ana de Cavalcante-GO. Alto Paraíso constituído distrito de Cavalcante aos 30 de março de 1938 e criado o município aos 24 de julho de 1953 e que até o ano 1963 se chamava Veadeiros, constituída uma comunidade da Paróquia supracitada e recebeu assistência religiosa dos Padres missionários que nos tempos idos evangelizaram a região. Primeiro foram os padres dominicanos, em seguida vieram os padres missionários claretianos e posteriormente os padres dos Sagrados Corações, que assistiam as comunidades em forma de oportunas visitas ocasionais chamada “desobriga”, as quais se encontra registradas nos livros de tombo das paróquias da região.

A capela de Veadeiros foi fundada em 1946, pelo Padre José. O padroeiro era São Sebastião, comemorado no dia 20 de Janeiro. Devido ao motivo de várias paróquias terem como Padroeiro São Sebastião, passou-se a celebrar como padroeira do lugar, Nossa Senhora das Graças.

A Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Alto Paraíso de Goiás tem o projeto de construção da uma nova Matriz, e o projeto, já aprovado e que agora tem início a sua execução, é resultado de um longo trabalho com diversas etapas, e representam a necessidade de uma nova Igreja Matriz, mais ampla e bem localizada na cidade, para atender a comunidade católica local, bem com aqueles que vem de diversos lugares do Brasil e do mundo para conhecer e desfrutar as riquezas naturais da Chapada dos Veadeiros.

Em entrevista, Pe. João Bernardino de Assunção informou que o projeto de construção da nova matriz não teve como seguir em frente em virtude que o terreno para a execução da obra havia sido doado pela Prefeitura da cidade, mas houve embargo por haver uma lei que proíbe a doação de áreas públicas para fins particulares, e desde então, o assunto da construção da igreja vigora atualmente apenas no sonho da comunidade e nas pautas judiciais.

Fonte: Jornal Diaconia (2003)

Paróquia Nossa Senhora das Graças

Data de criação: 1962

CNPJ: 01.496.660/0017-35