27 C
Formosa
quinta-feira, 9 abril, 2020 - 13:04 PM

IACIARA

-

A história de Iaciara iniciou-se em 13 de junho de 1881, na sede da fazenda Boa Vista, quando o escravo Miguel Cardoso da Conceição promoveu uma ladainha em louvor a Santo Antonio, com a presença dos moradores da redondeza.

Diante dessa comemoração religiosa, que se tornou tradicional, o proprietário da fazenda, Protássio de Souza, mandou construir barracos de palha de coqueiro para abrigar os romeiros; entretanto, considera- se como fundador o senhor Isidoro Teixeira, primeiro morador que ali fixou-se com sua família. Quatro anos depois, em 1885, construiu-se a primeira casa de telhas, de Ciríaco Moreira Lopes.

O povoado recebeu o nome de Boa Vista, da fazenda da qual se originou, mais tarde mudado para Iracema, lembrando a personagem de O Guarani, que, todavia, teve duração efêmera.

Em 1887, o povoado de Boa Vista foi elevado à categoria de distrito, com o nome de Iaciara, de origem indígena e significação desconhecida, recebendo, em 1889, a instalação do Cartório do Registro Civil.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Iracema figura no município de Posse.

Sua autonomia municipal foi concedida pela Lei Estadual nº 2122, de 14 de novembro de 1958, instalado em janeiro de 1959, desmembrando-se do Município de Posse.

Fonte: IBGE


Paróquias

Diocese de Formosa-GO
Diocese de Formosa-GO
Criada em 16 de outubro de 1979, é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, sufragânea da Arquidiocese de Brasília. Pertence à província eclesiástica de Brasília e ao Regional Centro-Oeste da CNBB.

Compartilhe

Últimas publicações

Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor

“Santíssimo...apagou nossos pecados e sua ressurreição nos trouxe vida nova”. Com esta procissão de hoje iniciamos, em comunhão com toda a Igreja, a celebração da...

Alteração no clero da Diocese de Formosa

No último dia 31 de março o Rvmo. Srº Pe. Raifran Rego de Souza, até então Pároco da Paróquia São Sebastião em Vila Boa-Go,...

Evangelho NO HOJE (04/04/2020) – João 11,45-56

Sábado da 5ª Semana da Quaresma Evangelho – João 11,45-56 “Invoca-me, e te responderei” Os primeiros dias do mês de abril deste ano certamente serão inesquecíveis, não...

Mais visitadas

Últimos comentários

X