22 C
Formosa
segunda-feira, 18 março, 2024 - 23:26 PM

Paróquia São Sebastião

Há mais ou menos 50 anos atrás iniciou-se a comunidade católica em Vila Boa, aonde nesta época ainda não havia desmembrado de Formosa. O primeiro padre na comunidade foi o Padre Alcides. As celebrações não eram com frequência, aconteciam na casa da Dona Luzia ou embaixo dos pés de gameleiras, no qual eram feitos batizados e casamentos ao ar livre ou embaixo das árvores, as margens da BR 020. Durante muitos anos a comunidade viveu com a necessidade de ter uma Igreja. Até que um senhor chamado José Marques, vindo da cidade de Niquelândia, para morar por aqui, decidiu com outras pessoas, também juntarem para rezar o terço nas casas da comunidade.

O senhor José Marques vendo a necessidade de haver Missas na comunidade ou até mesmo Celebração da Palavra, pediu permissão para o senhor Bispo Dom Victor Tielbeek para que fosse feita a Santa Missa, na escola. Foi aí que surgiu a ideia de se fazer um trabalho e construir uma capela.

Depois veio o Padre Dino, Mons. Zezinho, e o Padre Epitácio, que ficaram muitos anos, celebrando a Santa Missa uma vez por mês. Foi nessa época, que iniciou a construção da capela aonde o senhor Bernadino Domingos Viera, que era dono de uma olaria na fazenda Serrinha, fez doação dos tijolos. O senhor José Marques doou as madeiras, o senhor Arnaldo Setti, fez a doação das telhas, as cadeiras e duas imagens grandes de São Sebastião e Imaculada Conceição. O senhor Odilon, e a senhora Amélia fizeram a doação do terreno onde foi feita a construção. Daí em diante iniciou pra valer os trabalhos, para que fossem feitas as obras com mutirões, e outros meios, até que fosse construída a capela, depois disso começara-se o festejo de São Sebastião, com barraquinhas e outros.

Nesses anos em que a comunidade se formava passaram vários Padres e Diáconos que trabalharam, dentre estes: Pe. João Assunção e Pe. Luiz que na época eram Diáconos. Até que Deus nos enviou o Pe. Jarbas, que com muita garra e discernimento fez um belo trabalho por aqui, durante 13 anos, ao qual foi ele também que lutou para que a Capela se tornasse paróquia.

Após muitos anos, vendo a necessidade de construir outra Igreja maior, iniciou novamente uma nova batalha com a comunidade, com as pessoas as quais ajudaram o Pe. Jarbas. As senhoras Apolinária, Dórica, Dalva, Maria Gonçalves, e o senhor Antônio com sua esposa Ana. Foram feitos vários eventos e várias doações, contando com a boa vontade da comunidade.

Após treze anos de trabalho do Pe. Jarbas veio o Pe. Zuis. Sua passagem durou 03 anos, junto com o Pe. Jarbas, sendo que nesta passagem a capela se tornou Quase-paróquia, no domingo, dia 10 de março de 2002, Dom João a criou. Depois o Pe. Augustinho ficou aproximadamente dois anos. Após a saída dele veio o Pe. Jair, ficando quase dois anos. Mas como estava muito doente logo foi embora. Após, o Pe. Sebastião, que era de outra diocese. Ficando pouquíssimo tempo. Com a saída do Pe. Sebastião, vinham aos finais de semana, os Diáconos Adão e Alexandre e rezavam na Vila e em Flores.

Após a ordenação dos dois, o Pe. Adão assumiu as duas paróquias por quase dois anos. Pe. Francisco Keison, também passou pela paróquia e fez um belíssimo trabalho.

Fonte: Karine Alcântara

A capela de São Sebastião, já pertenceu à paróquia da catedral, e, depois, em 1994, passou a pertencer à paróquia de Cristo Rei, até a sua criação como quase paróquia.

Fonte: Pe. Jarbas Gomes Dourado

Padre Ivo Ornelas assumiu a Paróquia como pároco. Logo depois, o bispo da época, Dom José Ronaldo, nomeou o Pe. Ivo também como pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida no distrito do Bezerra e o Neo-sacerdote, Pe. Raifran Rego de Sousa, seu vigário paroquial.

Dom Paulo Mendes Peixoto nomeou o Pe. Raifran Sousa pároco desta paróquia.

No dia 04 de abril de 2020 Dom Adair José Guimarães, elege Pe. João Emanuel como administrador, onde o mesmo ficou até o dia 11 de outubro de 2020, quando Rosemberg Batista Lopes assume como pároco.

Em 2021 no dia 06 de outubro, Dom Adair nomeia Pe. Kleison Dias da Silva pároco.

Fonte: Pascom diocesana

Paróquia São Sebastião

Data de criação: 01/02/2009
CNPJ: 01.496.660/0028-98
Endereço: Praça da Matriz, S/N, Centro, CEP: 73.825-000 – Vila Boa- GO
Contato: (62) 9 9999-1785
Pároco: Pe. Kleison Dias da Silva

Padres:

• Pe. Jair Fernandes Valente;
  • Pe. Francisco Keison Torres de Lima;
  • Pe. Ivo Ornelas Dourado;
  • Pe. Rosemberg Batista Lopes.

Capelas | Comunidades | Festejos

• Capela Santa Rita de Cássia – P.A. Canaã;
  • Capela Santa Rosa de Lima – Distrito de Santa Rosa;
  • Capela Nossa Senhora Aparecida – Distrito do JK;
  • Capela São José – Nova Piratininga;
  • Capela Santa Luzia – Bucânia;
  • Capela Nossa Senhora da Guia – Barragem do Paranã;
  • Comunidade Divino Pai Eterno – Cooperativas;
  • Comunidade Santo Antônio – Almécega.

Pastorais e Movimentos

• Pastoral do Batismo;
  • Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística;
  • Pastoral da Família;
  • Apostolado da Oração;
  • Terço dos Homens;
  • Terço das Crianças;
  • Pastoral da Catequese;
  • Pastoral de Coroinhas e Acólitos;
  • Pastoral de Liturgia;
  • Grupo Jovem JUPAC;
  • Grupo Jovem Soldado de Cristo;
  • Legião de Maria;
  • Grupo de Oração da Divina Misericórdia;
  • Movimento Alpha;
  • PasJuv – Pastoral Juuvenil;
  • Mães que Oram;
  • Leigos Missionários de Nossa Senhora Rainha das Missões.

Momentos da Paróquia

Clique aqui e acesse o facebook da paróquia