Formosa
terça-feira, 19 março, 2024 - 06:27 AM

Paróquia Santa Catarina de Sena

A devoção a Santa Catarina de Sena, foi herdada do baiano Júlio Moreira de Moura, que era muito devoto da Santa, e doou as terras para a igreja, o córrego também levou o nome da santa e o próprio povoado ficou denominado Santa Catarina. A capela também ficou aos cuidados da saudosa Irmã Aracy Mendes no período de 1993 a 2007.

Neste tempo, a irmã realizou um belíssimo trabalho, colaborando diretamente para que a capela pudesse ter estrutura para se tornar uma paróquia. Passaram pela capela os padres: Libório, Monsenhor Zezinho, Jair, Ivo, Ângelo, Valmiro (in memoriam), Jacinto e Diomar. A capela Santa Catarina de Sena, estava vinculada a Paróquia Imaculada Conceição em Mambaí-GO.

No dia 29 de dezembro de 2007, durante a celebração da Santa Missa, às 19h, na Igreja Santa Catarina de Sena, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Paulo Roberto Beloto, que no uso legítimo de suas atribuições pastorais e jurídicas, erigiu a Paróquia Santa Catarina. No evento estavam presentes, o Bispo, sacerdotes, religiosas, seminaristas e numerosos fiéis.

Os limites geográficos da paróquia, coincidem com os limites civis dos municípios de Mambaí e Sítio d’Abadia, abrangendo todas as comunidades já existentes e as que ainda possam surgir.

Atualmente a paróquia abrange a matriz Santa Catarina de Sena, a Igreja de Nossa Senhora d’Abadia em Sítio d’Abadia e mais quinze comunidades rurais.

O Pe. Fláunei Alves Pereira, esteve à frente da paróquia de dezembro de 2007 a janeiro de 2014. Realizou um belo trabalho administrativo e pastoral e, é lembrando sempre com muito carinho pelos fiéis.

Na época, a comunidade de Sítio D´Abadia tinha uma casa de missão com a presença de religiosa das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição: Irmã Odélia, Irmã Lídia, Irmã Tânia e Irmã Daiane, que encerraram os seus trabalhos no dia 19 de dezembro de 2010.

Em janeiro de 2014, tomou posse como o administrador paroquial, o Pe. Rosemberg Batista Lopes, que desde o princípio tomou a iniciativa de desenvolver projetos direcionados para campo espiritual, investindo nas pastorais. Um dos seus projetos implantados é o Projeto da Paróquia Missionária, e etc.

Fonte: Secretaria Paroquial

Em 10 de dezembro de 2016, Diácono Frederico que já pertencia a Paróquia é ordenado como padre e toma posse como vigário paroquial.

No ano de 2018, Dom Paulo Mendes Peixoto, administrador apostólico sede plena, transfere Pe. Rosemberg Batista Lopes e elege Pe. Frederico como pároco.

Fonte: Departamento de comunicação social

Paróquia Santa Catarina de Sena

Data de criação: 29/12/2007
CNPJ: 01.496.660/0021-11
Endereço: Praça da Matriz, S/N, Centro, CEP: 73.980-000, Damianópolis-GO
Pároco: Pe. Frederico Moura Ornelas
Vigário: Pe. Antônio Carlos Barbosa

Acesse a página da Paróquia no facebook, clicando aqui.

Padres

• Pe. Fláunei Alves Pereira
  • Pe. Rosemberg Batista Lopes.

Capelas | Comunidades | Festejos

• Capela São Francisco de Assis – Povoado Boa Esperança