20.1 C
Formosa
domingo, 24 novembro, 2024 - 04:23 AM

Viva a Mãe de Deus e Nossa…

-

nossa-senhora-aparecida-1O mês de outubro é muito especial para a piedade Mariana. Nele celebramos o mês do Rosário com a memória de Nossa Senhora do Rosário no dia 07, também no Brasil temos a alegria de celebrar a solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e em âmbito civil temos a comemoração do dia das crianças.

 

nossa-senhora-aparecida-02

Senhora Aparecida, do Rosário, das Graças, de Fátima, etc., quantos nomes recebe a doce e pura Mãe de Deus. Diz a escritura sobre Maria: “… me proclamarão bem-aventurada todas as gerações” (Lc 1,48). Os diversos nomes que carinhosamente os filhos de Maria foram concedendo à Mãe de Deus refletem o amor e o carinho que esta humilde mulher faz brotar nos corações de seus filhos. Muitos se perguntam, outros se confundem e ainda outros não compreendem, por que tantos nomes.

O mês de outubro com suas celebrações nos ilumina sobre o mistério da Mãe de Deus. Os nomes, Ela recebe porque sua pessoa fica associada a um acontecimento, ou mesmo virtude que possui. Rosário e Aparecida revelam dois fatos históricos que tem a Mãe de Deus por protagonista, neste breve artigo não é possível contar toda a história do motivo dos dois nomes, mas fica o convite para que cada um possa estudar mais sobre a Mãe de Deus e nossa, pois só amamos aquilo que conhecemos.

A devoção ao Rosário é muito antiga tem origem por volta do séc. VIII, pois desde sempre Maria a Serva Humilde esteve ao lado dos filhos mais humildes conduzindo-os ao Seu Filho Jesus. O Rosário é a oração dos humildes e pequeninos, pois em uma época que poucos sabiam ler, o Rosário tornou-se um meio fácil de se gravar as Palavras de Deus e Seu amor pelos homens. Mais tarde com São Domingos foi se espalhando por toda Europa, e posteriormente a celebração de Nossa Senhora do Rosário “foi instituída por São Pio V para comemorar e agradecer à Virgem a sua ajuda na vitória sobre os turcos em Lepanto, na Grécia, no dia 7 de outubro de 1571”.

Nossa Senhora Aparecida é o título carinhoso dado à devoção a Mãe de Deus que “apareceu” em um momento de necessidade (outubro de 1717). Os pescadores encontraram uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, primeiro o corpo depois a cabeça e em torno desta imagem foi se reunindo devotos e surgindo sinais da manifestação da força de Deus por meio de Maria. E em torno desta pequena imagem que torna presente a Mãe de Deus no meio do povo brasileiro, foi se edificando toda uma história de graça e bondade de Deus para com os Seus filhos da Terra de Santa Cruz.

Providencialmente no Brasil, no dia 12 de outubro celebramos a Virgem Aparecida e o dia das crianças. Aprendamos com as crianças que com simplicidade e singeleza devota aos seus pais “apelidos” carinhosos e ternos que fazem todo sentido dentro de um ambiente familiar e nos dirijamos a Maria com a certeza que a Virgem é uma só, mas que se apresenta com tantos nomes quantos são os corações que lhe amam e por Ela são amados. Rezemos pelas crianças e as ensinemo-las a amar a Mãe de Deus.

Ano Jubilar 2017

Diác. Frederico Ornelas

Diácono na Paróquia Santa Catarina de Sena Damianópolis – GO

 

Diocese de Formosa-GO
Diocese de Formosa-GO
Criada em 16 de outubro de 1979, é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, sufragânea da Arquidiocese de Brasília. Pertence à província eclesiástica de Brasília e ao Regional Centro-Oeste da CNBB.

Compartilhe

Últimas publicações

Encontro de Formação para os Ministros Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística da Forania Imaculada Conceição

“Aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. E como o Pai, que é vivo,...

42 anos de vida do Padre Francisco Keison (01/11)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

68 anos de vida ao Diácono Sergio Boffo (03/11)

“Pois aqueles que exercem bem o diaconato conquistam lugar de honra, e também muita coragem na fé em Cristo Jesus”. (1Tm 3,13) Diácono Sergio Boffo,...

52 anos de vida do Padre Daniel de Paula (09/11)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

Últimos comentários

X